Família

Mortes infantis pelo coronavírus são investigadas por médicos brasileiros

Em busca de entender mais sobre as mortes infantis pelo coronavirus a FMUSP está fazendo pesquisas - Reproducão/ Getty Images
Reproducão/ Getty Images

Publicado em 19/09/2020, às 08h51 por Letícia Mutchnik, filha de Sofia e Christiano


A médicapatologista e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Marisa Dolhnikoff, segundo a BBCbuscando entender mais sobre as mortes infantis pelo Covid-19, um grupo brasileiro ganhou destaque por usar um método de autópsia diferente para estudar os casos.

Tendo em vista o seu objetivo, a Universidade foi a primeira no mundo a identificar o novo coronavírus no coração de uma criança, que faleceu de uma manifestação anormal da doença. O estudo dessa descoberta saiu na Lancet Child and Adolescent Health, Lancet Saúde da Criança e do Adolescente, em português, ganhando destaque internacional. Para seguir com a missão, o grupo quer entender outras quatro mortes infantis pelo Sars- CoV-2, no Hospital das Clínicas da FMUSP.

Com o costume de usar a autópsia como instrumento de pesquisa, em busca de futuramente conseguir salvar mais crianças, a Faculdade de Medicina, está trabalhando sem parar. Eles buscam entender o que está fazendo essas crianças morrerem, o que também pode ser crucial às demais.

“O estudo que a gente quer fazer seria mostrar o espectro de possíveis apresentações da covid grave em crianças que chegaram a morrer e em que pudemos fazer autópsia”, disse a médica Marisa.

A covid infantil atípica, SIM-P

A Sindrome Infamatória Multissistêmica Pediatrica (SIM-P), segundo Ferranti: “É uma doença em que diferentes partes do corpo podem ficar inflamadas, incluindo o coração, pulmões, os rins, pele, olhos e orgãos gastrointestinais”. Apresentando vários outros sintomas, dentre eles, dor abdominal, vômitos, manchas na pele, olhos vermelhos e sensação de cansaço.

O estudo publicado na revista relatou o caso de uma criança de 11 anos, que faleceu com um grave caso de SIM-P. Mas a dúvida que restava era a conexão entre o coronavírus com a síndrome inflamatória, que a bióloga e professora da FMUSP revelou: “A maior parte do citoplasma está preenchido por miofibrilas (que aparecem aqui como massas escuras). Ao se contraírem, as miofibrilas promovem o batimento cardíaco eficiente e regular em um coração normal”.

O núcleo da célula foi pintado de azul para facilitar na diferenciação, as miofibrilas degeneradas estão circuladas em vermelho (Foto: Reprodução/ FMUSP)

No entanto, ao observar a imagem, percebe-se que em determinados lugares (como o circulado em vermelho) essas miofibrilas aparecem degeneradas. “No caso dessa criança havia muitas células musculares cardíacas total ou parcialmente degeneradas.”, adicionou. O coronavírus fica presente nessas células lesadas, mostrou o Chefe do Centro de Microscopia Eletrônica da FMUSP, Caldini.

O vírus na célula cardíaca é apontado pelas setas vermelhas (Foto: Reprodução/ FMUSP)

A patologista Marisa Dolhnikoff contou que no trabalho mostraram que a insuficiência cardíaca tinha sido causada pela presença do vírus no coração. Mas não só como o coronavírus danificou os tecidos do órgão, ele também foi responsável pela resposta inflamatória no lugar.


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Pai que matou filha é morto na prisão - (Foto: reprodução/ Polícia Civil de SP)

Família

Pai suspeito de assassinar filha é morto na cadeia

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Maira Cardi muda nome e visual - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi surge irreconhecível e muda de nome ao voltar para redes sociais

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha