Fora de órbita! Mudança climática está alterando a rotação da Terra

Pesquisa da revista Geophysical Research Letters (AGU, na sigla em inglês) mostrou que o planeta está sendo afetado desde a década de 1990

Resumo da Notícia

  • Pesquisa foi feita pela revista Geophysical Research Letters (AGU, na sigla em inglês)
  • Estudo mostrou que a mudança climática afetaram a rotação da Terra desde a década de 1990
  • O motivo seria o Armazenamento de Água Terrestre, o que resultou no derretimento das geleiras nos polos sul e norte

As mudanças climáticas já causaram diversas mudanças, como enchentes e secas, chuvas torrenciais, incêndios infernais, temperaturas extremas, extinção de espécies. De acordo com a CNN, uma pesquisa da revista Geophysical Research Letters (AGU, na sigla em inglês) mostrou que a mudança climática afetaram a rotação da Terra desde a década de 1990.

-Publicidade-
Mudanças climáticas afetaram a rotação da Terra (Foto: Getty Images)

Segundo os cientistas responsáveis pelo artigo, nos últimos 30 anos, o eixo do planeta — a linha imaginária em torno da qual a Terra gira em movimento sobre si mesma — teve um deslocamento acelerado. O motivo seria o Armazenamento de Água Terrestre, o que resultou no derretimento das geleiras nos polos sul e norte. Esse fator é a principal causa da inclinação do eixo da Terra em direção ao leste.

Ou seja, os pesquisadores acreditam que desde 1980, a posição dos polos (que são os pontos onde o eixo de rotação da Terra cruzam a superfície) mudou cerca de quatro metros no sentido leste. “O derretimento mais rápido do gelo, devido ao aquecimento global, foi a causa mais provável da mudança direcional do movimento polar nos anos 1990”, afirmou Shanshan Deng, doutorando no Instituto de Ciências Geográficas e Pesquisas em Recursos Naturais da Universidade da Academia Chinesa de Ciências e é autor da pesquisa.

A avaliação indica que entre 1995 e 2020, a velocidade média da deriva dos polos para o leste foi cerca de 17 vezes mais rápida do que entre 1981 e 1995. “As descobertas dão pistas para estudarmos o movimento polar impulsionado pelo clima no passado”, disse Suxia Liu, que é hidróloga do Instituto de Ciências Geográficas e Pesquisas em Recursos Naturais da Universidade da Academia Chinesa de Ciências e também assina a pesquisa.

Apesar disso, os especialistas afiram que o deslocamento do eixo da Terra, é normal, já que as mudanças na distribuição da massa do planeta fazem com que o eixo se mova e, por consequência, com que os polos também se alterem.