Muita liberdade? Saiba quanta independência dar para o seu filho

Seu filho quer mais independência, mas você deveria dar isso a ele? Nós vamos te ajudar a tomar uma boa decisão!

Resumo da Notícia

  • É normal o filho desejar mais liberdade e independência
  • No entanto, é importante saber o que é seguro dele fazer sozinho
  • Veja as respostas para os 5 pedidos comuns entre crianças grandes

É normal o filho desejar mais liberdade e independência, no entanto, é importante saber o que é seguro dele fazer sozinho. Você não quer deixar o seu filho estagnado, mas é comum ter dúvidas sobre se ele é realmente maduro o suficiente. Veja as respostas para os 5 pedidos comuns entre crianças grandes.

-Publicidade-

Tomar banho sozinho

Sim! Seu filho provavelmente já trocou da banheira para o chuveiro há algum tempo, mas ainda precisava de ajuda para lavar o cabelo e abrir a torneira. Se ele agora pode lidar com os dois sozinho, são sinais de que ele é capaz de tomar banho sozinho. Apenas fique ao alcance da voz até ter certeza de que ele pegou o jeito. Transferir o shampoo para um frasco com bomba pode tornar mais fácil para ele retirá-lo e não derramar. Coloque também um tapete antiderrapante e remova objetos pontiagudos, como lâminas de barbear.

Confira os nomes favoritos de 2020 (Foto: Getty Images)

Cozinhar no fogão

Não! As crianças precisam estar pelo menos no ensino fundamental II para trabalhar no fogão de forma independente. Se seu filho está pronto para virar panquecas ou fritar vegetais com sua supervisão, depende da maturidade dele e controle de impulso. Mas não os deixe cozinhar em fogo alto e água fervente porque o conteúdo pode respingar e queimá-lo. Nunca o deixe carregar uma panela, frigideira ou bandeja quente.

-Publicidade-
(Foto: Reprodução/Getty Images)

Usar um banheiro público sozinho

Talvez! Normalmente não há problema, desde que você fique do lado de fora da porta para que seu filho esteja ao alcance da voz. Uma exceção: “Em um lugar barulhento e lotado, como um parque de diversões ou um estádio, é melhor você deve ter outra pessoa, seja outra criança ou um pai que você conhece e confia, para ir com seu filho”, diz o Dr. Adesman. “Se isso não for possível, você pode ter que levá-lo ao banheiro feminino com você.”

Enxoval do bebê

Está preparando o enxoval ou a lista para o seu chá de bebê? Olha só essa novidade: você pode criar sua lista personalizada com produtos na Amazon, que pode ser compartilhada com amigos e familiares em várias plataformas. Além disso, você também pode ganhar 10% de desconto na compra na maioria dos itens! Saiba mais sobre a ferramenta e veja produtos para o enxoval do bebê CLICANDO AQUI. Para montar a sua lista, acesse AQUI!

Tomar um comprimido

Claro! “Crianças dessa idade foram ensinadas a engolir comprimidos”, diz Christine Chambers, psicóloga clínica da Dalhousie University, em Halifax, Nova Escócia. A técnica: peça a seu filho para colocar um granulado na língua, tomar um gole de água e engolir o doce. Em seguida, faça o mesmo com uma comida um pouco maior, chegando a um Tic Tac ou M&M e fazendo com que ele engula tudo.

O remédio é o mais caro do mundo (Foto: Getty)

Ir ao mercado

Sim! “É normal deixar seu filho se separar de você no supermercado, desde que você possa vê-lo o tempo todo”, diz o Dr. Shu. Mas estabeleça as regras básicas primeiro – por exemplo, ele precisa voltar para você imediatamente e nunca ir a outra parte da loja sem falar com você primeiro.

(Foto: Getty Images)

-Publicidade-