Família

Mulher faz vídeo preconceituoso debochando das vagas de estacionamento para pessoas autistas

Mulher publica vídeo preconceituoso nas redes sociais - Reprodução / Instagram / Lari Rosa
Reprodução / Instagram / Lari Rosa

Publicado em 15/06/2022, às 06h28 por Redação Pais&Filhos


Por meio da rede social Instagram, a página Hotel Mazzafera compartilhou durante a última terça-feira, 14 de junho, um acontecimento absurdo quem tem repercutido nas redes sociais e gerado indignação entre os internautas. No vídeo divulgado pelo portal em questão, encontra-se a maquiadora Lari Rosa, debochando das vagas de estacionamento reservadas às pessoas autistas. Inicialmente, o vídeo da mulher foi publicado na área de ‘melhores amigos’ do Instagram. Mas, posteriormente, foi vazado e todos puderam acessos às falas em questão.

“Gente, olha isso aqui. Agora tem vaga exclusiva para autista. Cara, o mundo está muito difícil. Quero saber quando terá vaga para gordo estressado (…) Eu não tenho nenhum problema com autista, achei até que era vaga para ‘viado’ [modo preconceituoso e pejorativo de referir-se à comunidade LGBTQIA+]. Era só o que me faltava, vaga para mim nunca tem”, disse Lari Rosa em vídeo.

Mulher publica vídeo preconceituoso nas redes sociais
Mulher publica vídeo preconceituoso nas redes sociais (Foto: Reprodução / Instagram / Lari Rosa)

Após a viralização das falas, a maquiadora compartilhou em seu perfil na rede social Instagram, um pronunciamento do que aconteceu: “Estou vindo à público dizer que pisei na bola feio e estou super sentida e peço desculpas a todos que possam ter se sentido ofendidas pela minha fala. Estava em um momento descontraída e postei para um grupo de amigos fechados e acabou sendo exposto. Mas tem sido útil sim, para me informar melhor sobre o assunto. Estou lendo todos os artigos que me mandaram”, finalizou a maquiadora.

Indignação

Já na página Hotel Mazzafera no Instagram, na publicação onde apresenta o vídeo em questão, os internautas também falaram sobre o episódio. Sobretudo, em relação ao preconceito e estereótipo apresentado por Lari Rosa. “Absurdo! Sou mãe de autista de 10 anos. Autismo severo por sinal. Só quem sai com filhos autistas em lugares públicos sabe o quão difícil é.  A espera pra eles é agonizante. E isso é só o mínimo que pode ser feito. Mas é aquele ditado né, pimenta nos olhos dos outros é refresco”, disse uma mãe de uma criança autista e seguidora da página.

A luta por inclusão e os desafios das famílias de pessoas autistas

Quando falamos sobre TEA (transtornos do espectro autista), muitas incertezas surgem. O diagnóstico nem sempre é claro e, assim, o tratamento também não é realizado de forma plena. O mais importante para os pais é a informação.  É preciso ter em mente que a família é essencial nesse momento, tanto na busca por tratamentos, quanto no apoio emocional para a criança.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que há 70 milhões de autistas em todo o mundo, sendo 2 milhões de diagnosticados só no Brasil. Esse número, porém, poderá sofrer alterações com a inserção dos autistas no Censo do IBGE 2020, que vai trazer mais esclarecimentos sobre esses dados. A pesquisa do IEAC entrevistou pais e responsáveis de crianças e adolescentes autistas e mostrou que, mesmo com o crescimento de políticas e leis em prol da inclusão e defesa dos direitos, a maior parcela de pais otimistas (64%) acredita que ainda faltam melhorias. Enquanto isso, 31% dos participantes não veem qualquer progresso, tampouco estão otimistas com o futuro.

A desinformação e preconceito são alguns dos principais problemas enfrentados por autistas e as famílias no Brasil. De acordo com a pesquisa do Instituto de Educação e Análise do Comportamento mais da metade (55,1%) dos participantes assumiu que o filho já sofreu algum tipo de preconceito na escola, em contrapartida que 44,9% respondeu nunca ter vivenciado essa situação com o filho no ambiente de ensino. Da mesma forma, (55,1%) dos participantes disseram ter encontrado dificuldades para obter informações seguras na época que obtiveram o diagnóstico da criança. Leia aqui a matéria na íntegra.


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Reynaldo Gianecchini fala sobre experiência de viver pai nas telonas - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Reynaldo Gianecchini fala sobre chegada de filho aos 51 anos: "Vou ser um ótimo pai"

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"