Mulheres que tomam anticoncepcional têm casos menos graves de Covid-19, diz estudo

Os estudos feitos pela universidade King’s College London associaram os resultados ao estrogênio presente na medicação

Resumo da Notícia

  • Segundo estudos da King’s College London, mulheres que tomam pílula anticoncepcional têm menos chances de desenvolver um quadro grave de Covid-19
  • De acordo com a pesquisa, o estrogênio, hormônio presente em maiores quantidades no corpo feminino, atua na proteção contra o vírus
  • O fato também explicaria o maior número de homens afetados pela doença

Segundo estudos da King’s College London, mulheres que tomam pílula anticoncepcional têm menos chances de desenvolver um quadro grave de Covid-19. De acordo com a pesquisa, o estrogênio, hormônio presente em maiores quantidades no corpo feminino, atua na proteção contra o vírus – o que também explicaria o maior número de homens afetados pela doença.

-Publicidade-
O estrogênio melhora a resposta imunológica (Foto: Unsplash)

A pesquisa foi feita com base em um aplicativo, o “Covid Symptom Study”, que rastreou meio milhão de mulheres durante maio e junho. O resultado evidenciou que a população que toma pílulas tem 13% a menos de chance de ter os sintomas mais graves do coronavírus, enquanto as mulher em menopausa, por exemplo, tem o risco 22% maior.

“Nós supúnhamos que mulheres na pré-menopausa, com níveis mais altos de estrogênio, teriam Covid-19 menos grave quando comparadas a mulheres da mesma idade e IMC [índice de massa corporal] que passaram pela menopausa, e nossas descobertas confirmaram isso. Além disso, quando comparamos um grupo mais jovem de mulheres que usavam de pílula anticoncepcional combinada com um grupo semelhante que não tomava o medicamento, as mulheres do primeiro grupo tinham Covid-19 menos grave, sugerindo que os hormônios presente na pílula podem oferecer alguma proteção contra a Covid-19″, afirmou Karla Lee, que co-liderou o novo estudo, ao jornal The Telegraph.

-Publicidade-

A hipótese dos pesquisadores é que o estrogênio estimula uma maior resposta imunológica no corpo, aumentando a quantidade de células de defesa e até a sua eficiência. As mulheres que tomam anticoncepcionais orais e não passaram pela menopausa costumam ter a quantidade desse hormônio mais elevada do que as demais. A testosterona, o hormônio mais presente no corpo masculino, está ligado à supressão do sistema imunológico, o que torna a defesa das células mais lenta.

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

 

-Publicidade-