Nariz entupido: o que fazer, como evitar e por que o problema acontece

Nenhum pai gosta de ver o filho passando por isso, a gente sabe. Para te ajudar nessa missão, te contamos algumas dicas de como não desencadear o problema por alergias em casa e como fazer a limpeza com soro fisiológico

Resumo da Notícia

  • Saiba o que fazer quando seu filho estiver com o nariz entupido
  • Se o problema for frequente, procure por um especialista
  • Veja algumas dicas para não desencadear o problema devido alergias em casa

Se para os adultos estar com o nariz congestionado é bastante incômodo, imagina para as crianças? Para os pais, ver os filhos irritados por dormirem mal a noite, ou ficarem desconfortáveis ao longo do dia, dá aquele aperto no coração por sempre querer tê-los bem e longe desse perrengue.

-Publicidade-
O nariz entupido pode acontecer por causa de alergias (Foto: Getty Images)

Podendo ser uma reação das mucosas quando são atacadas por germes e alérgenos, o nariz entupido também pode ser ocasionado por crises de rinite, sinusite, mudanças de temperatura ou até mesmo de estação. Se causado por motivos infecciosos o sintoma costuma desaparecer sozinho, mas, quando é anatômico como, por exemplo, um desvio de septo, a dificuldade para respirar pode aparecer principalmente na hora de dormir.

Limpeza nasal pode aliviar o problema

Segundo o otorrinolaringologista Dr. Alexandre Colombini, os pais podem fazer, pelo menos, duas vezes ao dia a limpeza nasal com soro fisiológico. No verão, principalmente se tiver ar condicionado em casa, esse cuidado precisa ser redobrado, pois as vias respiratórias podem ressecar ainda mais rápido.

-Publicidade-

No caso dos bebês, existe ainda a possibilidade de um aspirador nasal, que deve ser usado com muito cuidado. A partir do acessório, é possível sugar o muco nasal, que acaba entupindo o nariz da criança. Vale lembrar que antes do uso é importante que a família converse com o pediatra.

Como lavar o nariz com soro fisiológico

Para realizar a lavagem, o soro fisiológico recomendado é o de 0,9%. Para as crianças em torno de um ano de idade, os pais podem usar aproximadamente de 2 a 3ml de soro em uma seringa plástica como, por exemplo, as sem agulha.

Investigando o problema

Apesar da limpeza nasal ajudar no descongestionamento, quando a causa do problema é frequente é superimportante procurar um especialista para investigar a situação, pois a causa do problema pode ser anatômica.

Enxoval do bebê

Está preparando o enxoval ou a lista para o seu chá de bebê? Olha só essa novidade: você pode criar sua lista personalizada com produtos na Amazon, que pode ser compartilhada com amigos e familiares em várias plataformas. Além disso, você também pode ganhar 10% de desconto na compra na maioria dos itens! Saiba mais sobre a ferramenta e veja produtos para o enxoval do bebê CLICANDO AQUI. Para montar a sua lista, acesse AQUI!

Alergias e hábitos para ter em casa

Se o problema for persistente, é superimportante procurar um especialista (Foto: iStock)

Para evitar que o nariz entupido venha acompanhado de alergias como rinite e sinusite, o otorrino indicou alguns cuidados que as famílias podem adotar em casa para aliviar a situação. “Mantenha os ambientes limpos e arejados ( sem produtos de limpeza com perfumes excessivos, procure os biodegradáveis), pois essa conduta pode auxiliar muito na qualidade de vida de todos na casa, inclusive das crianças que estão em isolamento social neste período”. Veja mais algumas recomendações:

  • Para a limpeza da casa, o recomendado é não deixar o pó ficar suspenso no ar. Para isso, tente usar o aspirador e o pano úmido no chão. Sobre a roupa de cama, o ideal é a troca a cada semana
  • Na casa com animais de estimação, a família pode optar por não manter os pets no mesmo quarto em que o paciente alérgico dorme. Além disso, o tutor pode manter o banho do bicho sempre em dia.
  • Para manter as vias respiratórias e o organismo hidratados, o recomendado é beber ao menos dois litros de água ao dia. Contudo, a boa alimentação também não deve ser deixada de lado, priorizando o consumo de sopas e caldos ricos em verduras e legumes. Para as frutas, invista nas que contêm vitamina C.
  • Com o clima seco, é importante que a qualidade do ar seja melhorada. Para isso, tente usar aparelhos próprios ou até mesmo toalhas úmidas e bacias com água.
  • Para os brinquedos de pelúcia, os pais podem optar por mantê-los guardados em embalagens à vácuo depois de higienizados.
  • Manter a higiene pessoal também pode ajudar muito! Lavar as mãos com álcool gel, evitar o contato com a boca, nariz e olhos pode fazer uma baita diferença, pois são a porta de entrada dos vírus e bactérias.

-Publicidade-