Nasa anuncia tentativa histórica de voo motorizado em Marte no mês de abril

Nasa anuncia tentativa histórica de voo motorizado em Marte

Resumo da Notícia

  • A Nasa, agência espacial americana, anunciou que fará a primeira tentativa de voo de um dispositivo motorizado em Marte no início de abril;
  • Os especialistas pretendem usar o helicóptero Ingenuity - uma espécie de drone gigante;
  • O evento será histórico, pois será a primeira tentativa de voo de um dispositivo motorizado em outro planeta.

A Nasa, agência espacial americana, anunciou que fará a primeira tentativa de voo de um dispositivo motorizado em Marte no início de abril. Os especialistas pretendem usar o helicóptero Ingenuity – uma espécie de drone gigante.

-Publicidade-

No momento, o dispositivo está dobrado e acoplado no robô Perseverance, que chegou ao planeta em fevereiro, sete meses depois de a missão ter partido dos Estados Unidos. A chegada na cratera de Jezero, transmitida ao vivo pelas redes sociais, é considerada o local de pouso mais perigoso já tentado em uma missão espacial.

O Ingenuity é um helicóptero ultraleve que pesa apenas 1,8 kg e mede 1,2 metros de largura. A ideia da missão é que o dispositivo se desacople do robô e decole na vertical. O programa de desenvolvimento da missão que o Ingenuity faz parte,  se chama Mars 2020 e custou à Nasa cerca de US$ 85 milhões.

Drone deve voar e fotografar Marte (Foto: Divulgação/ Nasa)

Segundo o plano de voo divulgado pela agência espacial, a  rota do primeiro voo será simples e rápida: o helicóptero se distanciará do mesmo até alcançar uma distância segura e então decolará verticalmente. Ele voará a uma altitude de 3 metros, pairará ali por 30 segundos e fará uma curva antes de pousar no solo novamente.

O helicóptero deve demorar 25 horas até atingir uma distância segura para voar. Apesar de parecer fácil, a tentativa de voo em Marte terá um grande desafio, uma vez que a atmosfera marciana tem uma densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra.

Os especialistas esperam conseguir colher o material desejado, mas de qualquer forma, o evento será histórico, pois será a primeira tentativa de voo de um dispositivo motorizado em outro planeta. Mas se der tudo certo,  esse tipo de equipamento pode ser crucial, no futuro, para a exploração de outros planetas.