Nasce primeiro rinoceronte fruto de inseminação artificial nos Estados Unidos

Depois de algumas tentativas sem sucesso, o procedimento deu certo

O nascimento do filhote é um marco para o zoológico (Foto: reprodução/Facebook Zoo Miami)

A tecnologia no universo da saúde tem ganhado cada vez mais força. Com métodos avançados, diversos procedimentos estão obtendo melhores resultados, a exemplo da reprodução assistida. A novidade, nessa semana, foi que a técnica chegou no mundo animal e possibilitou o nascimento de um rinoceronte.

-Publicidade-

Ainda sem nome definido, ele nasceu na última terça-feira às 12h30 no zoológico de Miami, Zoo Miami. A comemoração dos especialistas tem outro motivo especial. Além do marco histórico, a espécie está ameaçada de extinção, por conta da caça aos chifres do animal, restando apenas 3.500 rinocerontes indianos no mundo, segundo a International Rhino Foundation.

“Esse raro nascimento não é apenas significativo para o Zoo Miami, é muito importante para que os esforços internacionais mantenham a população saudável destas espécies altamente vulneráveis sob o cuidado humano“, apontou o zoológico a CNN.

-Publicidade-

Mãe e filho tem se dado bem até agora. Ao canal estrangeiro, a instituição disse: “É fundamental que a mãe e o recém nascido possam estabelecer uma conexão, o que, às vezes, pode ser um desafio para as mães de primeira viagem”.

Por isso, o time de veterinários irá esperar o tempo necessário para realizar os primeiros exames no filhote. Até lá, não saberemos o sexo do bebê rinoceronte.

Essa não foi a primeira tentativa de reprodução assistida no zoológico. Mas foi a primeira que resultou no nascimento do filhote e contou com a ajuda de especialistas do South East Zoo Alliance for Reproduction and Conservation (SEZARC) e da dra. Monica Stoops, da Cincinnati Zoo.

O procedimento foi realizado em janeiro de 2018. O bebê, nasceu apenas agora pois os rinocerontes indianos têm um período de gestação que vai de 15 a 16 meses. O público ainda não poderá ver o filhote, mas espera-se que isso aconteça dentro de poucas semanas.

A mãe, Akuti, com 7 anos, e o pai, Suru, com 18 anos, nasceram no San Diego Zoo Safari Park. Ele chegou no zoológico de Miami em 2003 e ela em 2016. “Akuti” significa “princesa” em hindi e “Suru” significa “um começo em bengali.

    -Publicidade-