Natal: descubra qual o dia correto de desmontar a árvore

Montar o tradicional símbolo do Natal pode ser uma tarefa animadora e empolgante, mas e sobre guardar os enfeites em seu devido lugar?

Resumo da Notícia

  • O dia correto para desmontar a árvore de Natal é 06 de janeiro
  • Essa data marca o Dia de Reis
  • Em 2021, o dia cairá na quarta-feira

Montar a árvore de Natal pode ser um momento super empolgante e alegre enquanto feito em família. Por outro lado, desmontar o tradicional símbolo talvez desperte aquela famosa preguiça, tendo em vista que o clima de celebração anual infelizmente chegou ao fim.

-Publicidade-

Apesar de não parecer tão “natalino” se comparado ao restante da festa, saiba que guardar toda decoração na data correta ainda faz parte dessa comemoração tradicional do dia 25 de dezembro, que contagia milhões de pessoas espalhadas ao redor do mundo inteiro.

Papai Noel da vida real! Homem dá quase R$ 6 milhões em presentes durante a pandemia
Existe uma data específica para dizer adeus aos enfeites da sua árvore (Foto: Getty Images)

Ao contrário de alguns que preferem prolongar o adeus à árvore por muitas semanas, logo após doze dias da festa de final de ano, mais especificamente no 6 de janeiro de 2021, você já estará liberado para recolher todos os enfeites. Mas existe uma razão por trás disso? De acordo com a Igreja Católica, o motivo seria porque esta data marca o término oficial do Natal.

Conhecido como Dia de Reis, o sexto dia do ano simboliza o momento em que os três reis magos visitaram e presentearam Jesus enquanto recém-nascido, anunciando assim a chegada de Cristo para o restante do mundo. Por conta deste costume cristão, existem famílias que fazem o desmonte da árvore de Natal na esperança de que as luzes retornem mais iluminadas e os enfeites mais belos para enfeitar a sua casa no próximo ciclo.

Mas não fique triste! Encaixotar as decorações natalinas não significa que tudo chegou ao fim, já que um ciclo se encerra apenas para outro se iniciar (não seria este o ditado?). Ainda segundo a tradição cristã, passado o Natal está na hora de preparar os lares novamente para receber outro momento especial em família: a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus no terceiro dia após sua crucificação.

E não se esqueça: o momento de decorar a casa costuma ser algo muito aguardado pelas crianças, e elas tendem a amar fazer parte da arrumação! Então, quando a data estiver se encerrando, não esqueça de chamar seus filhos para participar da organização também. Além de criar memórias afetivas, eles com certeza irão aprender muito com o processo e a história por trás dele.

Ideias criativas para a decoração de Natal

Esse ano, o Natal tem um significado especial, já que dessa vez, com a diminuição de casos e mortes pela covid-19 e o aumento da vacinação, as famílias provavelmente vão poder voltar a se encontrar. Para tornar essa data ainda mais especial, porque não apostar em uma decoração diferentona, feita por você mesmo? Separamos algumas dicas com passo a passo para você se inspirar!

Ideias criativas para a decoração de Natal
Ideias criativas para a decoração de Natal (Foto: reprodução Parents)
  • 1. Mãos à obra: Os minilivros servem de enfeite para a árvore. Recorte papel sulfite em retângulos. Dobre ao
    meio, grampeie e faça um furo em um canto das páginas para passar a fita para pendurar. Depois, é só pedir para seu filho colorir as páginas com desenhos natalinos!
  • 2. Pingentes personalizados: Para ficar mais fácil de segurar a bola de isopor para pintá-la, atravesse-a com um canudo grosso. Pinte como preferir e, depois de seco, pegue uma fita, junte as duas pontas, passe no meio e dê um nó.
  • 3. Miniaturas: Em um papelão, desenhe e recorte triângulos. Deixe que as crianças decorem. Depois, cole os recortes em pares, sempre com os lados estampados para fora e acrescentando um cordão e palito no meio.
  • 4. Pompons de lã: Corte um retângulo em um papelão para servir de base para o pompom. Enrole a lã em volta do molde. Depois, passe a linha por baixo de uma das extremidades do retângulo e dê um nó. Tire do molde pela lateral. Amarre a parte de cima, corte as bordas e alinhe os fios.