Natal e Ano Novo: saiba como evitar o coronavírus nessas comemorações

O fim de ano está chegando e com ele as clássicas festas. As celebrações, no entanto, precisarão ser diferentes dessa vez, devido à pandemia. Veja como festejar com saúde e segurança

Resumo da Notícia

  •  O fim de ano está chegando e com ele as clássicas festas
  • Essas comemorações, no entanto, precisarão ser diferentes esse ano
  • É preciso ponderar e levar em conta o momento pandêmico que estamos vivendo
  • Veja dicas para comemorar em segurança

O fim do ano está se aproximando e com ele as clássicas festas de Natal e Ano Novo. As comemorações deste ano, no entanto, chegaram acompanhadas de um agravante nada convencional: o coronavírus. Em alguns países ao redor do mundo, onde os números de casos e óbitos voltaram a alcançar números preocupantes, as orientações têm sido para que as pessoas refaçam os planos de Natal e Réveillon, evitando a reunião de grandes grupos em residências. Aqui no Brasil, as autoridades ainda não se manifestaram quanto as festas de fim de ano, mas caso você opte por comemorar, é preciso ficar atento e tomar os cuidados necessários para que todos da família permaneçam seguros.

-Publicidade-
As festas desse ano precisarão ser readaptadas (Foto: Getty Images)

José David Urbaez, infectologista do Laboratório Exame e diretor científico da Sociedade de Infectologia do DF, contou ao portal Metrópoles que é preciso reiterar o alto crescimento dos casos no Brasil e levar isso em conta na hora de planejar as festas de fim de ano. “Uma pessoa querida que possa vir a se infectar e que tenha um desfecho grave, inclusive um óbito, não vale a pena para a família. Nós, da infectologia e da epidemiologia, temos repetido incessantemente que não é o momento de comemorações”, apontou.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

-Publicidade-
É possível comemorar em segurança (Foto: reprodução/ Getty Images)

Ao mesmo site, a infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital Águas Claras, pontuou que, para garantir a segurança de todos, seria necessário que todos os convidados usassem máscaras e respeitassem o distanciamento social entre si. Apesar dessa realidade ser pouco provável quando falamos de uma reunião com amigos e familiares. “As pessoas acham que, pelo fato de estarem em família, estão protegidas, mas não estão. Elas têm a mesma probabilidade de pegar o vírus que teriam se estivessem em outro local”, pondera.

Para te ajudar nesse momento, a médica fez uma lista de cuidados a serem tomados, confira:

– Restringir a quantidade de pessoas no encontro, formando pequenos grupos. Não existe um número mágico que represente segurança. O ideal é que apenas pessoas que já habitualmente convivem estejam juntas;

– Preservar o distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro, principalmente, se existirem idosos ou pessoas de grupos de risco no local;

– Evitar reuniões familiares em torno de idosos e pessoas que pertençam a grupos de risco;

– Higienizar as mãos constantemente, antes e depois da troca de presentes e da refeição compartilhada;

– Fazer a comemoração em ambientes abertos, que tenham ventilação natural;

– Retirar a máscara somente no momento de comer e, mesmo assim, mantendo o distanciamento.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!