Publicado em 26/12/2015, às 14h24 - Atualizado em 28/03/2016, às 11h37 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
Vale a pena saber mais sobre o método Waldorf, também conhecido como antroposófico. “Este quarto tem um visual próximo da natureza. Os móveis possuem cores com aspecto natural e tons pastel. A proposta aqui é que haja limitação, por isso o berço com grades é bem-vindo”, explica a arquiteta Thais Lacialamella, mãe de Marina.
As cortinas são de tecido leve para permitir a entrada de muita luz. Os móveis são feitos de madeira. “Nada de laminados. São madeira mesmo”, explica a arquiteta. Os tapetes podem ser de sisal, barbante ou de pele de carneiro.
Leia também:
42 imagens inspiradoras para a decoração do quarto do seu filho
“Mamãe, olha como estou grande”
“Não se deve usar plástico ou cores fortes. Berços e cercados móveis ou com rodinhas são necessários para serem levados aonde a mãe for.” Também é recomendado colocar no quarto alguns caixotes de madeira para servirem de banquinhos e mesinhas para as crianças se sentarem e se apoiarem.
A construção do ambiente nesse estilo segue o conceito da linha pedagógica Waldorf, que nasceu dos estudos do austríaco Rudolf Steiner, idealizador também da teoria antroposófica, que trabalha a formação do indivíduo e cuja ideia principal é promover uma integração entre o físico e o espiritual, levando em conta como cada pessoa pode agir de forma positiva em sociedade e conviver com os outros e com a natureza em harmonia.
O objetivo do quarto baseado na filosofia Waldorf é que a criança aprenda a ter limites e fique longe da friagem e da sujeira do chão. É comum em um ambiente criado com esse estilo que haja brinquedos de madeira e outros objetos menos industrializados. “Na educação antroposófica, as crianças têm um maior contato com a natureza ao usar tintas orgânicas, lancheiras e mochilas de couro.
As crianças também têm aulas de técnicas manuais tradicionais, como crochê e tricô, tanto para meninos como para meninas. “Cultivam hortas comunitárias e praticam jardinagem e culinária”, explica a professora da faculdade Santa Marcelina, Mônica Friaça.
Dessa forma, nossos filhos adquirem maior noção do mundo natural em que vivem. De acordo com a pedagoga, a principal vantagem do método antroposófico é que a criança receba uma educação artística desde muito pequena.
“Isso é muito proveitoso para algumas crianças, porque ajuda no desenvolvimento de habilidades como a música e desenho, porém, para outras, isso pode ser bastante opressivo e frustrante, porque é baseado em um conjunto de princípios muito específicos da antroposofia”, finaliza.
40 dicas para decorar o quarto do seu filho
Para ter um quarto Waldorf, ou antroposófico, você vai precisar buscar os móveis em lugares mais específicos e, por causa dos materiais, pode ser que saia um pouco mais caro do que um quarto tradicional. Aqui, a criatividade pode ajudar muito. Vale a pena pesquisar e economizar em outras áreas da casa se você achar que esse tipo de quarto combina com a educação que você quer dar para seus filhos.
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Família
Tataravó se emociona ao conhecer primeira menina nascida na família em 75 anos
Família
Alice explica verdadeiro significado de “saudade” e você vai concordar!