Netflix prova que irmãos são os que mais invadem a conta dos familiares e dá dicas para evitar

A empresa divulgou uma pesquisa com os usuários que se queixam de ter os perfis utilizados por outras pessoas da casa

Resumo da Notícia

  • A Netflix personaliza a página dos usuários a partir do seu histórico de visualizações
  • A empresa de streaming publicou uma pesquisa sobre os "invasores" de perfis
  • Esses "invasores" acabaram gerando problemas na configuração da página
Os maiores “invasores” de perfis, segundo dados da Netflix, são os irmãos. Seguidos dos parceiros e crianças da casa (Foto: Getty Images)

Quem nunca abriu a Netflix e percebeu que os títulos recomendados estão um pouco diferentes do que você costuma assistir… Parece até que alguém mexeu ou usou a sua conta. Espere, é isso mesmo! Segundo pesquisa feita pela própria Netflix, e dados divulgados para Pais&Filhos, 49% dos seus usuários tem o seu perfil “invadido” por familiares ou pessoas próximas. O que parece inofensivo é, na verdade, capaz de alterar as recomendações e configurações de toda a  página. O problema, que é bem mais comum do que se imaginava, é o que faz o streaming perguntar se você quer “continuar assistindo” aquela série que nunca ouviu falar, ou lotar sua tela inicial de filmes (ou, no caso de pais e mães, desenhos!) que normalmente você passaria longe.

Isso acontece porque a plataforma funciona a partir do histórico do usuário, criando uma “memória” dos gostos e preferências do seu cliente. Assim, basta um único “play” errado e pronto: ele pode bagunçar toda a lógica de personalização da página e te levar para assistir o desenho animado preferido do seu filho ou aquele documentário que o seu parceiro estava vendo para o trabalho. Ainda de acordo com a pesquisa, os maiores “invasores” de perfis são principalmente os irmãos (34%), os parceiros (28%) e as crianças da casa (18%).

Se você se incomoda com esse tipo de acontecimento, aqui estão algumas dicas direto da Netflix para evitar a confusão:

  • Limpar o histórico de visualizações: selecione o perfil do qual você deseja editar o histórico de visualizações e clique na opção “conta”. No perfil, selecione “o que foi assistido” e, em “atividade de”, clique no ícone ao lado do episódio ou título que você deseja ocultar. Se você deseja ocultar tudo que foi assistido, selecione a opção “ocultar tudo” na parte inferior da página. Dessa maneira, sua formatação estará nova!
  • Crie perfis novos: uma boa estratégia é criar um perfil separado para cada membro da família que use a conta e, ainda, um usuário coletivo, que vocês podem usar quando assistem filmes juntos. Assim, a Netflix indicará o gosto pessoal de cada um e também dará sugestões que agradem a todos no perfil familiar, facilitando a escolha.
  • Exclua dispositivos: uma maneira mais radical de resolver a invasão de perfis é a de acessar o seu perfil, clicar em “conta” e depois em “encerrar sessão em todos o aparelhos”. Seu login será desativado de todos os aparelhos que não forem o que você está usando na hora, problema resolvido!