Notícia boa: pesquisadores da USP criam ventilador pulmonar mais barato e vídeo mostra como funciona

O objeto também é de rápida fabricação, ficando pronto para uso em apenas 2 horas. O intuito é trazer mais suporte para os hospitais brasileiros

Resumo da Notícia

  • Pesquisadores da USP criam novo ventilador pulmonar
  • O objeto é mais barato e pode ser produzido rapidamente
  • O intuito do pesquisadores é dar mais suporte aos hospitais brasileiros
  • Veja vídeo do diário de produção
Pesquisadores cria novo ventilador pulmonar (Foto: Getty Images)

Os pesquisadores estão na luta conta o tempo para encontrarem medidas de cura e prevenção contra o novo coronavírus. Uma  equipe de engenharia multidisciplinar da Poli-USP criou um ventilador pulmonar de baixo custo para contribuir nas internações de pacientes infectados pela covid-19.

-Publicidade-

Além de barata, a produção é rápida, levando cerca de 2 horas para fabricação. O custo estimado é de mil reais por ventilador, preço 15 vezes menor que os mais baratos comercializados hoje, de acordo com a USP. O projeto do INSPIRE foi coordenado pela direção da escola de engenharia, e envolve pesquisadores com ampla experiência em várias áreas.

“O motivo de se desenvolver este tipo de ventilador de pulmão emergencial parte de algumas premissas. Uma delas é que a cadeia de produção instalada deste tipo de equipamento talvez não consiga aumentar sua produção para a demanda da população brasileira nas próximas semanas. Seria necessário ter um equipamento que pudesse atender a população que ficaria desassistida neste caso”, disse o professor Raul González Lima, especialista em Engenharia Biomédica e um dos coordenadores do projeto, ao site Só Notícia Boa.

-Publicidade-

O protótipo INSPIRE é produzido com tecnologia totalmente nacional e já está pronto, embora continue em constante aprimoramento. A expectativa é que os respiradores da Poli-USP estejam disponíveis nos hospitais ainda no mês de abril, quando está previsto o pico de casos da covid-19, principalmente no Estado de São Paulo.

Veja imagens do diário de produção do protótipo abaixo:

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-