Nova variante de coronavírus surge na Europa e deixa cientistas em alerta

Mutações em vírus são normais e isso não significa que isso os torna mais potentes. Apesar disso, os pesquisadores ainda precisam avaliar qual é o impacto dessa versão na saúde de humanos

Resumo da Notícia

  • Pesquisadores identificaram uma nova variante do novo coronavírus
  • Segundo os cientistas, essa mutação teria surgido no início do verão europeu
  • Ainda não se sabe qual é o impacto da nova variante na saúde de humanos

De acordo com pesquisadores de várias universidades e institutos de pesquisas na Suíça e na Espanha, foi identificado uma nova variante do coronavírus (Sars-Cov-2), responsável pela pandemia em 2020. Diante da informação, a mutação ganhou o nome de 20A.EU1.

-Publicidade-
(Foto: Getty Images)

O estudo, que ainda não foi publicado em revistas científicas, mostra que essa nova mutação do coronavírus surgiu durante o verão europeu, em junho, e logo em seguida já se espalhou para várias países. Apesar da disseminação, os cientistas ainda não conseguiram dizer se, de fato, essa variante foi responsável por contribuir para a segunda onda de contaminação da Covid-19.

A pesquisa ainda explica que mutações são comuns em vírus – e que essa mudança não significa, necessariamente, que o novo coronavírus se tornou mais potente. Ainda será necessário estudar todo o código genético da variante mais recente para entender quais são os impactos dele na saúde dos humanos.

-Publicidade-

O estudo reúne esforços de diversos cientistas e instituições: na Suíça, contribuíram a Universidade de Basel e o Instituto Suíço de Bioinformática. Na Espanha, fazem parte das pesquisas o Instituto de Biomedicina e Universidade de Valença, além do Centro de Pesquisa Biomédica em Epidemiologia e Rede de Saúde Pública em Madrid.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-