Número de adoções de crianças cai 26% no Brasil por causa da pandemia

Houve uma redução de sentenças. Além disso, a situação da Covid-19 fez com que muitas famílias adiassem o sonho de adotar

Resumo da Notícia

  • A pandemia adiou muitos planos por causa do desemprego e da situação do país e do mundo;
  • De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os processos de adoções também diminuíram;
  • Isso porque, algumas decisões foram atrasadas ou houve desistência dos pais.

A pandemia adiou muitos planos por causa do desemprego e da situação do país e do mundo. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os processos de adoções também diminuíram – isso porque, algumas decisões foram atrasadas ou houve desistência dos pais.

-Publicidade-

De acordo com o órgão, no ano passado houve uma redução de 26,4% na concessão de sentenças de adoção no país se comparado a 2019 — a queda foi de 3.013 para 2.216 decisões. Além disso, a situação da Covid-19 fez com que muitas famílias adiassem o sonho de adotar.

Pandemia diminui casos de adoção (Foto: Freepik)

Em entrevista para O Globo, uma juíza da Vara da Infância e da Juventude do Rio explicou: “Muitos pretendentes estão desempregados ou com alguém da família doente. Tivemos, inclusive, casos de óbitos por Covid-19 de pretendentes à adoção”.

“E alguns habilitados disseram que tinham pais idosos e que não poderiam fazer estágio de convivência, pedindo a suspensão do cadastro”, explicou.. “Também observamos que o aumento dos casos de divórcios acabou ensejando a desistência de habilitados, além de que médicos e enfermeiros habilitados que pediram a suspensão (do processo) por conta das grandes jornadas de trabalho”, concluiu.

Pandemia diminui casos de adoção (Foto: Freepik)

No entanto, na contramão desses dados, houve uma tentativa de esvaziar os abrigos no final do ano passado para proteger as crianças. O que significa tentar agilizar os processos. Há também uma preocupação dos servidores em salvar as crianças dos lares com denúncias de maus-tratos.