Nuvem de formigas voadoras aparece e autoridades fazem alerta à moradores

O fenômeno foi visto no Reino Unido e os meteorologistas explicaram a importância dele para o meio ambiente, além de falarem se é ou não prejudicial à saúde

Resumo da Notícia

  • Os meteorologistas achavam que podia ser uma nuvem de chuva
  • Os moradores locais confirmaram ter visto formigas voadoras pelo Twitter
  • O fenômeno aconteceu no Reino Unido
  • Especialistas explicaram o motivo dele ser importante para o meio ambiente

Mais um inseto para acrescentar na lista de coisas inusitadas de 2020: formigas voadoras! Na sexta-feira, 17 de julho, o serviço nacional meteorológico britânico, Met Office, identificou uma nuvem, que acreditava-se ser de chuva. Ao analisarem, descobriram que não era bem o que esperavam.

-Publicidade-
A nuvem foi vista no Reino Unido (Foto: Divulgação / Met Office)

No Twitter, um comunicado oficial explicou que: “Não está chovendo em Londres, Kent ou Sussex, mas nosso radar diz outra coisa”. Apesar da suspeita de chuva, um meteorologista da agência explicou que o tempo estava “seco, quente e ensolarado” naquele momento, então não seria provável. Por duas horas apenas, a nuvem ficou visível no mapa meteorológico.

Sem nuvens suficientes que pudessem produzir o clima úmido da região, os funcionários suspeitaram de que seriam insetos, pois as partículas eram maiores do que as de água. Os próprios moradores confirmaram o caso ao publicaram a hashtag #flyingants (formigas voadoras) e #flyingantday (dia das formigas voadoras) no Twitter.

-Publicidade-
Os meteorologistas deram detalhes sobre o fenômeno (Foto: reprodução / vídeo YouTube)

O fenômeno geralmente acontece quando as formigas-rainhas são seguidas pelos machos e acabam deixando os próprios ninhos para procriar. Para isso, é importante que as condições meteorológicas sejam perfeitas para que elas consigam voar ao mesmo tempo, de acordo com a Sociedade Real de Biologia.

Apesar de assustar e causar certo incômodo aos moradores, as formigas ajudam no meio ambiente, pois melhoram a fertilidade do solo e arejam a terra, fazendo com que as plantas recebam mais água, oxigênio e nutrientes. De acordo com o instituto, as formigas não são prejudiciais e é importante que as pessoas ignorem os insetos e os deixem voar por conta própria.