Nuvens coloridas no céu de Goiás chamam atenção: entenda o fenômeno

O evento pouco comum é conhecido tecnicamente como nuvens iridescentes e é resultado da separação das cores da luz solar

Resumo da Notícia

  • Um fenômeno no céu fez sucesso em Goiás
  • As nuvens estavam coloridas, graças a difração
  • Moradores do local registraram o momento

No fim da tarde do último sábado, 22 de janeiro, alguns moradores de Itaguari e Barro Alto, ambas no estado de Goiás, avistaram um fenômeno no céu: as nuvens estavam coloridas, com tons de rosa, amarelo e laranja.

-Publicidade-
O fenômeno de nuvens iridescentes aconteceu em Goiás no sábado, 22 de janeiro
O fenômeno de nuvens iridescentes aconteceu em Goiás no sábado, 22 de janeiro (Foto: reprodução/G1/André Luiz Procópio)

Embora raro, esse episódio tem nome, nuvens iridescentes, e não acontece à toa. Ele é resultado da difração, ou seja, separação das cores que formam a luz solar e acontece, geralmente, após tempestades. Quando os raios contornam algo, como no caso, a nuvem, faz com que os tons se dispersem causando esse efeito visual.

“Esse fenômeno acontece com nuvens pouco espessas, como a cirrucumulos. Os raios do sol passam pelos pequenos cristais de gelo delas e a luz ‘se divide’”, explicou o Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, ao G1.

Moradores registraram as nuvens coloridas em Goiás
Moradores registraram as nuvens coloridas em Goiás (Foto: reprodução/G1/Nêuda Mendes)

O especialista ainda explicou que para ter esse resultado, outro fator importante é a posição das nuvens. A professora Nêuda Mendes convidou a família toda para olhar ao se deparar com a cena. “Ficamos admirando o espetáculo perfeito que durou uns 15 minutos. Em seguida, a nuvem começou a se desfazer e foi perdendo o tom”, lembrou.