O futuro é agora: 5 motivos para criar planos após a pandemia com a sua família

O coronavírus veio para mudar muita coisa e nos obrigou a também repensar nossos hábitos. É importante focar no presente para colher os frutos à longo prazo

Resumo da Notícia

  • Diante de tantas incertezas, se planejar pode trazer conforto
  • Muito mais do que organizar a rotina, essa atitude vai te motivar a dar os primeiros passos para alcançar seu objetivo
  • Você não será o único beneficiado em casa
Hora de refletir sobre os hábitos: cortar o que não serve mais e acrescentar o necessário (Foto: iStock)

A pandemia mudou muita coisa, rotina, trabalho, relação com a família e amigos. No meio de tantas novidades, é comum surgirem dúvidas e o sentimento de incerteza. Junto dele, vem a ansiedade, estresse, impaciência. O ser humano não é programado para mudanças. Nosso cérebro busca segurança e conforto, não à toa situações particulares como essa geram emoções adversas. Segundo Maria Augusta Rhein, mestre e doutora da USP, o novo normal nada mais é que uma proposta de um novo padrão que possa garantir a sequência dos humanos, ou seja, a sobrevivência. 

O Kit Covid (máscara, luvas e álcool em gel) no início parece estranho, mas a garantia que nos traz de não ficarmos doentes faz com que assimilemos melhor esse padrão de uso”, exemplifica. O fato é que o mundo mudou e, nessa, nos convidou a também mudar. Muito tem se falado sobre a importância do Mindfulness, que consiste em estar no presente, com foco na ação do agora, mas sem desconsiderar os reflexos no futuro, e essa prática pode ser muito interessante diante do que estamos vivendo. 

Considerando este cenário, o psicólogo e diretor da rede de educação Minds Idiomas Augusto Jimenez listou cinco motivos para você começar hoje mesmo a pensar e anotar os planos futuros no pós pandemia:

Um pouco de certeza

Nesse momento, é difícil afirmar qualquer coisa, contudo, com as questões mais organizadas, a ansiedade diminui e você flui melhor. Traçar os projetos e ações para alcançá-los, mesmo que em casa, é permitir pensar para além do momento, promovendo uma expectativa na mente de término do confinamento. Resumindo, dando esperança.

É hora de tirar as ideias do papel e começar a realizar (Foto: iStock)

O efeito começa agora

Mesmo fazendo planos para o futuro, o fato de tirar essa ideia do papel e cumprir os primeiros passos, gera a produção de endorfina, que remete a sensação de bem-estar. Dessa forma, se você deseja emagrecer 10kg e começar a caminhar na esteira em casa ou até comer melhor terá a ideia de estar fazendo algo em prol do seu objetivo, trazendo o sentimento de satisfação. 

Foco em você

Sempre fazemos aquela lista de desejos ou até pedidos no início do ano, mas quantos tópicos realmente viram realidade? Esse é o período de fazer isso. Se você perdeu o emprego ou quer crescer na carreira quando tudo passar, uma possibilidade são os cursos online, que também trazem o sentimento de continuidade e progressão. Na Minds Idiomas, o especialista já sentiu o aumento da procura em 10%. 

Um colo amigo

Por conta da distância física, o sentimento de solidão tem invadido muitas pessoas. O ser humano, por essência, tem necessidade de contato com os outros indivíduos, a capacidade neural evolui a partir desse contato, mesmo que por vídeo. Ao anotar as metas e começar a dar os primeiros passos, você entrará em contato com outras pessoas (virtualmente), reforçando a sensação de pertencimento. 

Os benefícios vão além de você

Você já deve ter escutado a frase: quando você está bem, tudo a sua volta melhora. Embora pareça fantasiosa, é uma verdade. Quando você estabelece uma rotina em casa e se sente motivado para seguir, fará tudo com mais dedicação e vontade, obtendo, geralmente, melhores resultados. Se você está mais estável, as pessoas a sua volta são contagiadas, melhorando as relações sociais e individuais

Quando você está bem, passa essa sensação para as pessoas próximas (Foto: Getty Images)

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!