O poder da música: cantar com seu filho fortalece o relacionamento entre vocês

Sincronização e coordenação são as palavras mágicas que explicam essa conexão

(Foto: iStock)
(Foto: iStock)

A notícia é clara: as crianças que crescem ouvindo música com os pais têm um relacionamento de melhor qualidade com os mesmos na vida adulta. Então, partiu ouvir música em família!

-Publicidade-

No estudo da Universidade do Arizona, os pesquisadores descobriram que homens e mulheres jovens que compartilharam experiências musicais com seus pais durante a infância relatam ter um melhor relacionamento com seus pais quando entram na idade adulta. “Se você tem filhos pequenos e toca música com eles, isso estreita o relacionamento afetivo”, afirma Jake Harwood, professor e chefe de Departamento de Comunicação.

Os entrevistados foram jovens adultos. com idade média de 21 anos. Eles responderam perguntas sobre a frequência com que se envolviam a família, quando crianças, em atividades como ouvir música, assistir a shows ou tocar instrumentos junto com os pais. Para o estudo, foram pesquisadas outras maneiras de interação entre pais e filhos, mas nenhuma delas tinha um efeito tão poderoso quanto a música.

-Publicidade-

Dois fatores podem ajudar a explicar porque a música têm tanto poder em aproximar as pessoas. “Sincronização e Coordenação”, afirma Jake. Essas duas coisas acontecem quando pessoas tocam ou cantam música juntos.

Leia também:

Estudo aponta que ouvir música aumenta criatividade

5 benefícios da música para os bebês

Brasileiro inventa uma lousa musical

-Publicidade-