Publicado em 18/11/2016, às 16h05 por Redação Pais&Filhos
A tecnologia está mudando a forma como as pessoas se relacionam e isso não é novidade. O que tem chamado a atenção é que as famílias também estão mudando seus hábitos dentro de casa. Pais e filhos estão cada vez mais conectados e o uso seguro das redes sociais passa a ser parte importante da educação das crianças.
“As mudanças são bem-vindas, desde que promovam o desenvolvimento de uma vida saudável com diálogo entre os familiares, limites bem estabelecidos entre os papeis parentais e o uso adequado destes instrumentos de comunicação”, explica Alda Elizabeth Boehler Iglesias Azevedo, mãe de Thiago, Monica e Gustavo, avó de Augusto e Elisa, pediatra com Área de Atuação em Medicina do Adolescente, presidente do Departamento Cientifico de Adolescência da SBP, professora de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMT.
Hoje as informações estão a um clique de distância, tudo pode ser encontrado e acessado quando se está online. Sendo assim, a conversa em casa ganha ainda mais importância. Em um ambiente aberto ao mundo todo, vulnerabilidades ficam ainda mais expostas, abrindo espaço para a propagação da violência, estresse, abuso e os mais diversos tipos de influências negativas.
“No caso do uso seguro das redes sociais o diálogo na família se intensifica porque promove conversação, olhar e aproximação entre pais e filhos sobre a Internet, sobre as redes sociais e os sites que são mais apropriados, de acordo com o desenvolvimento e a maturidade de cada um”, afirma Alda.
Sendo assim, o diálogo dos pais com os filhos precisa ser uma prática diária, a fim de estabelecer limites e fazer parte de tudo o que as crianças têm acesso nas redes sociais e jogos online. Deixar uma criança sozinha com uma conexão à disposição pode ser tanto positivo como negativo. Tudo vai depender de como a família se relaciona com esse ambiente.
Criança na internet não deve ser deixada livre. Acompanhamento, supervisão e monitoramento são palavras essenciais na rotina familiar. Esse e outros assuntos serão discutidos no Encontro Conexões, que acontece no dia 19 de novembro, a partir das 9h.
Leia também:
A luta é brava! Essa geração de pais está tentando ficar menos conectada
Sua babá está nas redes sociais! Vale um alerta para ela também
Alerte seus filhos sobre os perigos da internet
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil