O tempo voa! Fotógrafo recria fotos tiradas há 40 anos com as mesmas pessoas

Chris Porsz encarou o papel de detetive para reencontrar os desconhecidos que havia fotografado muitos anos atrás na cidade de Peterborough, na Inglaterra.

Resumo da Notícia

  • Chris Porsz passou os últimos sete anos procurando pessoas que havia fotografado há 40 anos atrás na cidade de Peterborough, na Inglaterra
  • Ele as convenceu a recriar as fotos tiradas e o resultado ficou incrível
  • Muitas pessoas se emocionaram e adoraram recordar as lembranças

O fotógrafo de rua Chris Porsz passou os últimos sete anos procurando pessoas que havia fotografado há 40 anos atrás na cidade de Peterborough, na Inglaterra, e convencendo-as a posar para ele novamente. A ideia do artista era a de recriar as fotos nos mesmos lugares e com as mesmas pessoas, mas com uma única diferença: o tempo.

-Publicidade-
Chris se tornou um fotógrafo e detetive para reencontrar as pessoas e recrias as fotos 40 anos depois
Chris Porsz se tornou um fotógrafo e detetive para reencontrar as pessoas e recrias as fotos 40 anos depois (Foto: Reprodução/ Metro)

“Não acho que haja outra pessoa que tenha procurado e encontrado tantos estranhos e recriado fotos dessa forma”, disse Chris em entrevista ao portal Metro. Reencontrar essas pessoas não foi nada fácil! 40 anos haviam se passado e elas tinham mudado muito. “Isso exigiu intenso trabalho de detetive, planejamento meticuloso e, muitas vezes, coincidências extraordinárias”, mas o resultado ficou incrível!

Todas as imagens foram compiladas em uma série de livros publicados por Chris, como o “Reunions 1”, lançado em 2016 e que reúnem fotos das décadas de 70, 80 e 90 – em um total de 135 fotografias. Para seu segundo livro, ‘Reunions 2’, ele contatou novamente muitas das pessoas que ele fotografou há cerca de 40 anos.

“Para muitos, ver uma imagem de si mesmo mais jovem trouxe de volta memórias felizes de um dia que haviam esquecido. Muitos ficaram maravilhados por ter uma foto sua em um momento especial que de outra forma não teria sido registrado. Meus sinceros agradecimentos àqueles estranhos uma vez aleatórios, e agora meus amigos, que tornaram Reunions 2 possível ao generosamente me permitir compartilhar suas vidas fascinantes com você”, escreveu o fotógrafo em seu livro.

Confira agora algumas fotos tiradas por Chris e suas histórias publicadas no livro.

Sr. Gino (Original: 1980 – Reunião: maio de 2021)

Sr. Gino (Original: 1980 – Reunião: maio de 2021)
Sr. Gino (Foto: Reprodução/ Metro/ Chris Porsz)

O vendedor de sorvete Genesio Borrillo, também conhecido como Gino, está na Rua Cromwell servindo sorvetes para Zahida Parveen. Ele comprou a van quando se mudou da Itália para Peterborough e viajou pela cidade no verão vendendo sorvete. Em 1992 ele abriu uma loja de massas em Peterborough, que ainda a administra com a ajuda de sua esposa Clara e de sua filha Lucia. Ele tem três filhos e quatro netos.

Zahida ainda mora em Peterborough e tem três filhos e um neto. “Eu morava perto de Cromwell Road e costumava comprar sorvete de Gino, geralmente pedindo uma casquinha de morango e às vezes uma de flocos. Acho que na foto eu tinha cerca de sete anos. Foi ótimo ter minha foto tirada novamente”. Chris escreveu: “Foi maravilhoso conhecer Zahida e poder reuni-la a Gino no mesmo lugar 41 anos depois.”

 Lollipop Lady (Original: 1984 – Reunião: setembro de 2020)

Lollipop Lady
Guarda de passagem (Foto: Reprodução/ Metro/ Chris Porsz)

Gloria Steele ajudou crianças a atravessar a rua três vezes por dia durante sete anos na autoescola Queen’s em Dogsthorpe Road, Peterborough. Gloria, que tem um filho e uma filha, trabalhou mais tarde como cuidadora comunitária do NHS até se aposentar.

“Foi muito divertido recriar a foto de uniforme e não perdi o contato quando os carros pararam, por isso trouxe de volta muitas lembranças felizes. Rimos muito e foi lindo ver as meninas mais velhas”, disse Gloria.

Four On A Bench (Original: 1985 – Reunião: setembro de 2020)

Quatro em um banco
Quatro em um banco (Foto: Reprodução/ Metro/ Chris Porsz)

Os amigos Johnny Crawford, Trudy Larkinson, Sandra Wilson-Bailey e Tom Bray estavam sentados em um banco na Bridge Street, Peterborough, quando Chris os viu em 1985. Eles regravaram a foto 35 anos depois e o resultado ficou incrível! Eles mudaram muito.

Father and Daughters (Original: 1994 – Reunião: abril de 2021)

Pai e filhas
Pai e filhas (Foto: Reprodução/ Metro/ Chris Porsz)

O Dr. Richard Scott foi fotografado com suas três filhas na Rua Bridge, Peterborough em 1994. “Acho que era sábado, minha esposa estava trabalhando no hospital e eu havia levado as meninas em Peterborough” contou.

Richard trabalhou como clínico geral e também fez endoscopia no Peterborough District Hospital à noite e nos fins de semana. Ele se aposentou em 2019, mas desde então voltou para ajudar com as vacinas da Covid-19. Sua esposa, Caroline Scott, trabalhava como radiologista no PDH e no Peterborough City Hospital e agora está aposentada.

Scoop Purchase (Original: 1980 – Reunião: abril de 2021)

Scoop Purchase
Scoop Purchase (Foto: Reprodução/ Metro/ Chris Porsz)

Os irmãos Mark e Matt Court foram fotografados comendo batata frita em um carrinho enquanto sua mãe comprava sapatos em uma loja na Rua Bridge. “Não tínhamos ideia que a foto tinha sido tirada, um amigo viu no Facebook e me reconheceu. Quando minha mãe viu, ela adorou e ficou muito animada. Acho que eu tinha cerca de 12 meses na foto e Mark tinha cerca de dois anos e meio”, disse Matt

Os dois foram para a escola com os filhos de Chris Porsz. Eles agora moram em Birmingham, onde Matt é carpinteiro e Mark, que é casado e tem três filhos, é o diretor de uma escola primária. “Foi ótimo voltar e recriar a foto e conversar com a família. Agora tenho uma cópia da imagem na minha parede ”, falou Matt.

Tea time (Original por volta de 1983 – Reunião, setembro de 2020)

Hora do chá
Hora do chá (Foto: Reprodução/ Metro/ Chris Porsz)

As enfermeiras Karen Belson, Maggie Moore, Anita Downs e Jane Kew trabalhavam no período da noite no hospital, então a hora do chá costumava ser por volta da 1 da manhã.

Madhouse (Original: 1991 – Reunião de agosto de 2021)

Madhouse
Madhouse (Foto: Reprodução/ Metro/ Chris Porsz)

Emily e seu irmão Jimmy Adams estão sentados na entrada da loja Madhouse na Bridge Street em Peterborough em 1991. Emily e Jimmy cresceram em Werrington Village com seus outros dois irmãos e estudaram na The King’s School em Peterborough.