Oi?! Cientistas descobrem planeta que não possui forma redonda

A identificação foi realizada através da missão Cheops, que tem o objetivo de estudar estrelas próximas à Terra

Resumo da Notícia

  • Cientistas descobriram a existência de um planeta que não é uma esfera
  • Ele possui o formato de uma bola de Rugby
  • Outro Telescópio está sendo enviado ao espaço para obter maiores informações

Na terça-feira, 11 de janeiro, a Agência Espacial Europeia anunciou a descoberta de um exoplaneta que não possui o formato redondo e sim o de uma bola de Rugby. A identificação foi realizada através da missão Cheops, que tem o objetivo de estudar estrelas próximas à Terra.

-Publicidade-

O planeta está localizado na constelação de Hércules e recebeu o nome de WASP-103b. Cientistas acreditam que ele teve uma deformação após fortes forças causadas pela maré entre ele e a WASP-103, sua estrela hospedeira.

O planeta possui um formato de bola de Rugby
O planeta possui um formato de bola de Rugby (Foto: Reprodução / ESA)

“Se pudermos confirmar os detalhes de sua estrutura interna com observações futuras, talvez possamos entender melhor o que o torna tão inflado. Conhecer o tamanho do núcleo deste exoplaneta também será importante para entender melhor como ele se formou”, afirmou Susana Barros, principal autora da pesquisa.

As informações também foram passadas através do Telescópio Hubble e do Telescópio Espacial Spitzer da Nasa. A descoberta foi publicada no periódico científico Astronomy & Astrophysics. Outro Telescópio foi enviado ao espaço para obter mais informações sobre o local.