Publicado em 21/09/2020, às 09h32 - Atualizado às 15h31 por Marina Paschoal, filha de Selma e Antonio Jorge
O cheiro de chuva, do mar ou da terra molhada, por exemplo, podem trazer sensações, memórias e sentimentos. E é dessa maneira, pelas vias aromáticas, que os óleos essenciais podem ser usados também – para influenciar emoções como relaxamento, calmaria e até felicidade. “Geralmente usamos os óleos essenciais com o auxílio de um difusor, de preferência um que gere vapor de água, e acrescentamos o produto nela. Dessa maneira, o vapor sai com o aroma desejado e acabamos inalando essas partículas”, explica Katarina Wagner, Engenheira Química da dōTERRA.
Mas além do cheiro gostoso no ambiente, esses aromas têm poder de influenciar sentimentos e sensações. “Após passar pela cavidade nasal e chegar ao bulbo olfativo, as partículas são levadas pelas terminações nervosas a uma parte do cérebro chamada de sistema límbico, que é a região das nossas memórias e lembranças. Neste lugar, o aroma do óleo funciona como um gatilho de nossas memórias provocando reações químicas que vão proporcionar sensação de alegria, bem-estar ou qualquer outro sentimento dependendo da memória despertada”, a profissional explica.
Antes de dar as dicas de como usar os óleos durante a gravidez, no pós-parto, com seu filho e até mesmo no momento do parto, vamos dar um passo atrás e entender melhor do que eles realmente se tratam.
Esses compostos aromáticos podem ser encontrados na natureza em itens como sementes, cascas, caules, raízes, flores, e outras partes de plantas. “Alguns óleos essenciais são classificados como aroma natural podendo assim ser usado em alimentos e na saborização de bebidas”, Katarina pontua. Outros são usados diretamente na pele, ou, como falamos anteriormente, no difusor.
Ao pesquisar sobre os aromas disponíveis, é provável que você encontre opções de aromas únicos, como lavanda, por exemplo, e mix de alguns óleos, que juntos podem causar mais de uma sensação.
A principal indicação de uso para esses aromas por gestantes é por meio do difusor, mas Katarina reforça que antes de qualquer coisa, deve-se consultar o médico obstetra e seguir as recomendações dele. “Os mais usados nesse período são para aliviar tensões da própria gravidez, sensações de pernas pesadas e dificuldades para relaxar e dormir”, comenta a especialista.
Uma boa sugestão é usar o composto durante o trabalho de parto, a fim de trazer sentimentos de calmaria e alegria para a mãe e acompanhantes, por exemplo. “As propriedades dos óleos podem auxiliar no parto e no pós-parto, mas sempre reforçamos que a indicação venha por meio de um médico”, acrescenta.
A aromaterapeuta Renata Ferraz, da Vitae Aromaterapia, indica como melhores escolhas durante a gestação os óleos de Lavanda Francesa, que ajuda no controle da ansiedade, estresse, tensão, relaxamento e dores de cabeça, e o óleo de Hortelã Pimenta, indicado para náuseas, vômitos ou dores de cabeça. Veja mais algumas indicações da especialista:
– Óleo Olíbano: indicado para gestantes ansiosas. Controla fortes crises de ansiedade, como àquelas que beiram taquicardíaca. Também ajuda para aquelas que têm medo do momento do parto.
– Óleo de Eucalípto glóbulos: boa escolha para grávidas que têm rinite, sinusite ou problemas respiratórios – usado em difusor.
– Óleo de Camomila Romana ou Camomila Alemã: podem ser usados como apoio em casos de dermatites leves, e para diminuir o nervosismo também
A principal indicação neste caso, ainda é o de difusores – mas, anota aí essa dica: o óleo de lavanda pode ajudar numa boa noite de sono ou até para aliviar as famosas cólicas. “Para estes momentos mais estressantes recomendamos o uso de lavanda porque promove sensação de relaxamento e tranquilidade”, Katarina explica.
Ela ainda explica que uma opção é usá-lo na sola do pé da criança, mas neste caso, é essencial que seja diluído em um óleo carreador, como óleo de coco ou de amêndoa. “No caso de aplicação tópica em crianças, a diluição do óleo essencial em óleo carreador deverá ser de 0.5% – ou seja, diluir 20 gotas de óleo essencial em 100 ml de óleo carreador”, ela finaliza.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil