OMS diz que vacina contra covid-19 pode estar pronta até final do ano

Diretor-geral da agência Tedros Adhanom afirmou durante reunião que “há esperança” de um imunizante nesse prazo, mas não deu detalhes sobre o imunizante em questão

Resumo da Notícia

  • O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que uma vacina contra a covid-19 pode estar pronta até o final deste ano
  • A declaração, que não detalhou qual das vacinas que já estão na terceira fase poderia ser comprovado como seguro e eficaz para combater o vírus
  • O diretor-geral da OMS ainda fez um apelo às lideranças mundiais para viabilizar uma imunização global

Notícia que aquece o coração de muitas famílias! Nesta terça-feira, 6 de outubro, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que uma vacina contra a covid-19 pode estar pronta até o final deste ano.

-Publicidade-
OMS diz que há esperança em vacina até o final do ano  (Foto: iStock)

Durante um discurso ao finalizar  dois dias de reuniões do Conselho Executivo da OMS, o diretor disse: “Vamos precisar de vacinas e há esperanças que possamos ter uma vacina até o final deste ano. Há esperança”, disse segundo a UOL.  A declaração, que não detalhou qual das vacinas que já estão na terceira fase (testes em longa escala) produzidas no mundo poderia ser comprovado como seguro e eficaz para combater a infecção pelo novo coronavírus.

O diretor-geral da OMS fez um apelo às lideranças mundiais para viabilizar uma imunização global. “Especialmente no caso das vacinas e outros produtos que estão em desenvolvimento, a ferramenta mais importante é o comprometimento político de nossos líderes mundiais, principalmente para a distribuição igualitária das vacinas. Nós precisamos uns dos outros, de solidariedade. Usaremos toda a energia que temos para combater o coronavírus“, reforçou.

-Publicidade-

A OMS deixou claro, um dia antes da reunião, que a pandemia continuava a ganhar força, com 2 milhões de novos casos por semana e a volta em certas regiões. Há poucas semanas, porém, a agência estimava que não haveria um cenário de grande distribuição de vacinas até o final de 2021.

Recomendações

A reunião ainda serviu pela primeira vez, como uma auditoria interna da Organização Mundial da Saúde (OMS),para questionar a diretoria da entidade por ter ignorado realidades sociais ao propor o isolamento de populações e distanciamento físico em locais onde tais medidas eram consideradas como “impossível” de ser implementadas.

Durante o encontro, governos tomaram a palavra para defender uma reforma da OMS e exigir transparência, entre eles os países, inclusive o Brasil. Mas a reunião também serviu para que as iniciativas de revisão da agência explicassem como estão trabalhando para propor uma mudança profunda no trabalho da OMS.

Portanto, a auditoria admitiu que medidas de isolamento e distanciamento social para combater a Covid-19 o eram de “difícil implementação” em certos alguns cenários sociais (países que possuem realidades diferentes). Para eles, ao manter apenas esse discurso, a agência ignorou realidades complexas das populações mais pobres. O levantamento, porém, indicou que a OMS ajustou as recomendações desde então.

Estudos, inclusive realizados também pela OMS, apontam que distanciamento físico e isolamento funcionam para diminuir o avanço da pandemia.  A auditoria ainda constatou que OMS não contou com os recursos necessários para cumprir o mandato no início da crise e que, de fato, atuou dentro de do mandato. Mas o informe também concluiu que as leis e mecanismos que atualmente existentes são inadequados para dar resposta a uma pandemia.

Entenda como funciona as fases de testes das vacinas

As etapas de produção de uma vacina envolvem 3 fases:

Fase 1: avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto;
Fase 2: testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma aleatória e são bem controlados;
Fase 3: teste em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos divergentes.

-Publicidade-