Oxford inicia testes de vacina contra 3 tipos de câncer e resultados são promissores

Cientistas afirmam que mesmo com bons resultados, os vacinados terão acompanhamento para ver possíveis reações a longo prazo

Resumo da Notícia

  • Os cientistas da Universidade de Oxford estão desenvolvendo vacinas promissoras
  • Elas tem como o objetivo combater o câncer de pulmão, próstata e ovários
  • Os resultados tem sido promissores mas é necessário ter cautela

Estudiosos e pesquisadores de Oxford estão testando vacinas contra o câncer de pulmão, próstata e ovários em voluntários. O imunizante foi criado pela Oxford Vacmedix, uma empresa britânica criada pelos cientistas da Universidade de Oxford.

-Publicidade-

A vacina tem como o principal alvo, uma proteína survivina, liberada por células cancerígenas, para então agir no sistema imunológico, “enganando” ele e evitando que o corpo ataque essas células. Usando versão sintética da proteína, o objetivo da vacina é “ensinar” o organismo a reconhecer os tumores e atacar a substância.

A vacinação começou com voluntários no Reino Unido
A vacinação começou com voluntários no Reino Unido (Foto: iStock)

No momento, são 35 pacientes com câncer que vão receber 3 doses da vacina, com intervalo de duas semanas entre cada dose. Eles vão ser monitorados por seis meses após as aplicações.

Os resultados na vacina nos primeiros pacientes são muito bons e promissores, disseram os pesquisadores. Porém, eles pediram cautela, afinal, os voluntários ainda não terminaram o ciclo vacinal e precisam ser acompanhados ao decorrer do tempo para ser analisado se terá efeitos colaterais a longo prazo e definir o impacto da vacina na sobrevivência dos pacientes.