Publicado em 03/07/2020, às 09h00 - Atualizado às 10h35 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Após 23 dias de luta contra o novo coronavírus, Alan Boggiss, 27 anos, paciente com Síndrome de Down, se despediu nesta quinta-feira,2 de julho, do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, com aplausos dos profissionais da instituição, de amigos e da família. Na saída emocionante da unidade, o jovem carregava um cartaz no qual dizia: “Sorrindo com vida”.
O rapaz, que ficou entubado por 11 dias e passou uma quinzena dentro do Centro de Terapia Intensivo (CTI) do hospital, venceu o novo coronavírus. “Eu orei, Deus me ouviu. Venci o coronavírus. Quero comemorar o meu aniversário, no dia oito de julho, com uma festa do Batman”, comemorava o paciente já em casa.
Alan tem as suas próprias definições sobre a doença: “O coronavírus é uma coisa implicante, muito chata”. Ao lado do filho, a funcionária pública Violeta Boggiss, 62, diz que sempre acreditou na recuperação de Alan: “Jamais perdi a minha fé. Contamos com uma rede de solidariedade enorme. Muitas pessoas torceram por ele”, disse segundo a Folha.
Segundo Violeta, ela e o filho estavam há mais de 90 dias em casa quando o rapaz começou a sentir dores nas pernas e febre. A mãe achou até que Alan estivesse com pneumonia, uma vez que ele sempre apresentou o quadro da doença nessa época do ano. Seguindo a orientação de um médico da família, ele foi para o hospital, e internado no dia 9 de junho. “Levei para o hospital um Santo Antônio de Pádua que tenho dentro de uma bala de revólver. O Alan pegou um crucifixo para levar com ele. Guardei essas duas coisas comigo o tempo todo. Fiquei junto dele de capote e todo material de proteção necessário, não cheguei a testar positivo para a doença”, contou Violeta, que elogiou o cuidado que Alan recebeu dos profissionais de saúde do Pró-Cardíaco.
Coordenador médico da rotina do CTI do Hospital Pró-Cardíaco, Felipe Saddy lembra que alguns casos de síndrome de Down acabam sendo do grupo de risco por apresentarem cardiopatias. No caso de Alan, ele teve o pulmão muito comprometido, sendo necessária a intubação. “O Alan usou medicamentos anticoagulante e corticoide. Ele já saiu do CTI reabilitado. O Alan brilhou”, conta o médico.
O irmão mais velho de Alan, Arthur, 33 anos, que fez um apelo para que as pessoas fiquem em casa, evitem aglomerações, usem máscaras e mantenham as mãos limpas: “Somos privilegiados, principalmente, pelo final feliz e meu irmão em casa curado. Infelizmente nem toda história termina assim”, finalizou.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Mavie faz 1 mês de vida! 👶
Bruna Biancardi comemora 1º mês da filha e não cita Neymar: "Que seja só o começo"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil