Família

Pais que ajudam os filhos nas aulas online bebem mais álcool, diz estudo

Pesquisa aponta que pais que estão estressados com as aulas e tarefas online dos filhos estão bebendo mais - Getty Images
Getty Images

Publicado em 31/07/2020, às 15h42 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


A pandemia fez com que todas as famílias precisassem reestruturar a rotina. Lidar com o home office, com as tarefas de casa e ainda controlar as aulas e tarefas online dos filhos não está sendo nada fácil. Uma pesquisa recente mostrou que os pais que estão estressados ​​por terem que ajudar os filhos no ensino à distância durante a pandemia, consomem mais álcool do que os outros. Além disso, o estudo aponta que as chances desses pais encararem uma bebedeira é duas vezes maior.

Pesquisa aponta que pais que estão estressados com as aulas e tarefas online dos filhos estão bebendo mais (Foto: Getty Images)

Mas, afinal, o que seria um “consumo excessivo” de álcool?  De acordo com o The Conversation, esse índice varia entre os sexos. Para os homens, ele chega quando são consumidos pelo menos cinco bebidas alcoólicas – incluindo cerveja, vinho ou licor. Já para as mulheres, o consumo excessivo chega com pelo menos quatro. Isso em um intervalo de poucas horas.

A pesquisa online envolveu 361 pais dos Estados Unidos que moram com filhos menores de 18 anos. 75% deles têm filhos que passaram pela experiência do ensino a distância durante a pandemia. Desses, 66% relataram que a experiência lhes causou estresse porque não tinham certeza de como ajudar. Os pesquisadores, no entanto, afirmaram que essa não é uma amostra nacionalmente representativa. “Como é comum em tais pesquisas, a maioria dos pais que responderam era de renda média ou superior”, ressaltaram.

Apesar disso, a pesquisa serve como um alerta, uma vez que o consumo de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial. “A cada ano, mais pessoas morrem por consumir álcool do que por acidentes de trânsito, armas ou drogas ilegais. O aumento do uso de álcool também está relacionado a muitos problemas de saúde pública como violência, crime, pobreza e doenças sexualmente transmissíveis”, alertaram os pesquisadores.

“Beber álcool é especialmente perigoso durante a pandemia de Covid-19 porque a substância enfraquece seu sistema imunológico. Beber aumenta a probabilidade de contrair o vírus e, se o contrair, de obter resultados piores”, completaram. As pesquisadoras ressaltaram, ainda, que em períodos de alto estresse como pandemias, furacões e tsunamis, as pessoas tendem a beber mais.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

MC Loma - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

MC Loma emociona ao contar o que aconteceu com pai biológico da filha: 'Tinha vergonha'