Publicado em 21/09/2020, às 18h38 - Atualizado às 18h41 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos
O Papa Francisco conversou nesta segunda-feira, 21 de setembro, com um grupo de crianças autistas e outras variedades do espectro. O líder religioso se juntou a membros do centro austríaco Sonnenschein – que em português significa raio de sol – em uma audiência para debater o assunto da perspectiva espiritual.
Falando para as crianças, para os pais e para os funcionários, o Papa disse que o nome do local falava sobre um gramado ensolarado e que “as flores desta casa são vocês”. O argentino ainda falou sobre Deus e o autismo: “Deus criou o mundo com uma grande variedade de flores de todas as cores. Cada flor tem sua beleza única. E cada um de nós é belo aos olhos de Deus, que nos ama”, afirmou.
Francisco se encontra frequentemente com crianças e pais que lidam com algum tipo de dificuldade social ou distúrbios de saúde. Segundo a agência de notícias Associated Press, o líder busca encorajar os responsáveis pelos pequenos durante doenças e outros desafios.
Quando falamos de TEA, muitas incertezas surgem – ainda mais sobre o diagnóstico, que é incerto. Para ter o veredito do autismo, a criança precisa apresentar sintomas em três áreas: dificuldade na comunicação, na sociabilidade e no comportamento. É importante observar a criança e consultar seu pediatra caso existam dúvidas, já que o diagnóstico de autismo e de outros quadros do espectro é clínico. São feitas entrevistas com os responsáveis e análises e testes com a criança para se obter os resultados.
“Três linhas de sintomas são importantes para se observar no quadro. Primeiro, o atraso no desenvolvimento da comunicação e linguagem. Em seguida, podemos observar um padrão específico de comportamento que se caracteriza por ser repetitivo, peculiar e restrito, envolvendo desde o manejo do ambiente e situações até objetos. Por último e mais importante, o prejuízo no manejo de situações sociais e no contato com o outro”, reforça o psiquiatra da infância e adolescência, Caio Abujadi, filho de João Moysés e Evanir.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde(OMS), estima-se que há 70 milhões de autistas em todo o mundo, sendo 2 milhões de diagnosticados só no Brasil. A pesquisa do IEAC entrevistou pais e responsáveis de crianças e adolescentes autistas e mostrou que, mesmo com o crescimento de políticas e leis em prol da inclusão e defesa dos direitos, a maior parcela de pais otimistas (64%) acredita que ainda faltam melhorias. Enquanto isso, 31% dos participantes não veem qualquer progresso, tampouco estão otimistas com o futuro.
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Suposta filha de Leonardo explica por que desistiu de fazer teste de DNA