Papai Noel que se comunica em Libras e ajudante do Noel com síndrome de Down fazem sucesso com crianças

Isis Pontes e José Mario estão deixando o Natal das famílias de São José dos Campos muito mais especial

Isis Pontes e José Mario estão fazendo sucesso no Colinas Shopping (Foto: Divulgação)

Muitas crianças adoram frequentar os shoppings na época do Natal para tirar fotos com o Papai Noel, é quase uma tradição das famílias. Mas em São José dos Campos, interior de São Paulo, duas pessoas estão deixando o Natal ainda mais especial para as crianças e suas famílias.

-Publicidade-

Isis Pontes trabalha como assistente do Papai Noel no Colinas Shopping. Aos 19 anos, ela conseguiu o emprego através da Associação Síndrome de Down (Asin), que atende quase 120 pessoas em São José dos Campos, nas faixas etárias de 5 a 56 anos. “É uma experiência maravilhosa. Quando fiquei sabendo que eu ia ser noelete, fiquei super contente. Estou gostando muito de fazer um bom trabalho com as crianças“, conta Isis, que tem síndrome de Down. “A parte que eu mais gosto é tirar fotos, elas pedem muito para tirar fotos comigo”.

De acordo com Tiago Araujo, coordenador do projeto de empregabilidade da Asin, o objetivo da instituição é deixar que jovens e adultos com síndrome de Down criem mais autonomia e sejam mais incluídos no mercado de trabalho. “Temos diversas oficinas, entre elas a de trabalho, na qual os jovens têm aulas que vão de comportamento e postura no trabalho a possíveis situações e soluções. É um exercício semanal. Quando entram no mercado de trabalho, continuamos acompanhando”, explica.

-Publicidade-

O coordenador também conta que Isis inspirou outros jovens da instituição. “Isso é importante porque eles enxergam que também são capazes”, afirma. Isis concorda com o coordenador e aproveitou para revelar que os amigos da Asin foram visitá-la no shopping. “Eles falam: ‘Como ela está linda, estou amando ver ela trabalhando’. Quando eles me falam sobre trabalhar, eu converso e apoio”, ela conta.

Isis tem um fiel companheiro que também está fazendo sucesso no Colinas Shopping. José Mario Graciano, de 70 anos, assume o papel de Papai Noel há 14 anos, mas, há 4 anos o Natal mudou sua vida de uma forma completamente diferente.

“Duas irmãs gêmeas se aproximaram, mas estavam muito tímidas. O pai delas fez um sinal, mostrando que elas eram surdas, e aquilo me comoveu”, conta José. “Por instinto, tentei fazer gestos de um abraço e elas retribuíram. Foi muito especial e pensei que poderia fazer algo para receber melhor esse público”. Foi então que José Mario decidiu fazer um curso básico de Libras (linguagem brasileira de sinais) na Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo. José faz o maior sucesso com as crianças e com as famílias, sendo muito conhecido por todos que passam por ali.

Se sua família quer visitar essa dupla incrível com histórias emocionantes, é só conferir os horários. A Isis fica às quartas e quintas-feiras, das 10h às 16h, e aos sábados, das 14h às 20h. O José Mario está no shopping todos os dias, de segunda à sábado, das 10h às 14h; domingos e feriados durante a tarde e a noite.

Leia também:

Natal: 79 shoppings para seu filho encontrar o Papai Noel

Papai Noel surpreende menino autista que esperou durante 6 anos para conhecê-lo

Criança faz pedido inusitado para Papai Noel e emociona jornalista

-Publicidade-