Para a família toda: entenda a importância de lavar e hidratar o nariz diariamente

(Foto: Getty Images)

Assim como tomar banho e escovar os dentes, todo dia é dia de cuidar do nariz. Principalmente no inverno, a época mais fria o ano. Apesar de ter a parte boa de tomar chocolate quente e juntar a família inteira para ver filme no sofá, o inverno também é a estação mais seca do ano.

-Publicidade-

É também nessa época que as doenças respiratórias, principalmente as transmitidas por vírus, chegam com tudo. Mas você sabe por que isso acontece? “Nessa época, as pessoas costumam se aglomerar em espaços fechados, fecham as janelas e ficam mais juntas, principalmente as crianças. Esse contato interpessoal acaba facilitando a transmissão e propagação de vírus e bactérias que podem provocar gripe e resfriados, já que quanto mais gente doente, mais eles circulam”, explica a otorrinolaringologista Maura Neves, filha de Manuel e Maria Lúcia.

Para passar bem longe das doenças comuns do inverno, a especialista recomenda atitudes que fazem toda a diferença: vacina, alimentação saudável, lavar as mãos, limpeza e hidratação nasal diária. “A limpeza nasal tem comprovação científica para a prevenção das doenças respiratórias. É um excelente preventivo, e não um medicamento. Então é um hábito que deve ser incorporado na rotina da família: precisamos lavar o nariz ao mínimo duas vezes ao dia, de manhã e pela noite”.

-Publicidade-

 Como o nariz funciona?

A gente costuma pensar que os primeiros sinais de tempo seco se manifestam na nossa pele, mas quem sofre antes é o nariz. Por isso, é importante manter as vias respiratórias limpas e hidratadas nesta época do ano, como forma de prevenção e alívio de doenças, principalmente nas crianças. Afinal, o nariz é responsável não só por filtrar o ar cheio de sujeira, poluentes e bactérias que respiramos, mas também pela defesa e prevenção de muitas doenças respiratórias.

O nariz filtra as partículas poluentes e agentes externos, impedindo que entrem em contato com a parte interna do sistema respiratório. Durante o outono e o inverno as pessoas costumam ficar mais tempo em locais fechados com pouca circulação de ar, principalmente em escolas e creches. Como são muitas crianças respirando no mesmo ambiente, é comum que existam mais vírus e bactérias no local.

Se as vias respiratórias estão entupidas, os cílios do nariz não conseguem filtrar a poeira que vem do ar, resultando em alergias e irritação. Além disso, o ressecamento da mucosa pode levar ao rompimento dos vasos sanguíneos.  Isso faz com que o nariz sangre com mais facilidade. A limpeza diária do nariz possibilita a desobstrução e dessas vias respiratórias. Esse hábito te ajuda não só a respirar melhor, mas também protege o corpo da poluição,  diminui crises de asma, bronquite e rinite e alivia sintomas de alergias.

 De olho nas crianças

Na época mais fria do ano, a saúde do seu filho merece ainda mais atenção. “As crianças são as mais afetadas pelas doenças de inverno, principalmente porque o sistema imunológico delas ainda não está totalmente formado até os 4 ou 5 anos de idade”, explica Dra. Maura. Se forem recém-nascidos ou bebês de até 1 ano, a atenção deve ser ainda maior, já que eles ainda são muito frágeis e estão expostos a doenças com as quais não tinham contato enquanto estavam no útero da mãe. Além disso, os bebê e crianças pequenas não sabem assoar o nariz direito e não conseguem avisar aos pais que estão incomodados com a obstrução no nariz.

Então, é importante fazer a limpeza do nariz do seu filho ao menos duas vezes por dia, mesmo que ele não apresente nenhum sintoma: de manhã antes de ir para a escola e à noite antes do banho. Quando a criança estiver doente, a lavagem pode ser feita até seis vezes no dia. “Manter o hábito de lavar o nariz das crianças, mesmo depois de crescidas, ajuda a prevenir doenças respiratórias, já que elas passam muito tempo na escola em contato direto uma com a outra”, completa a médica.

Solução que funciona

Para melhorar ainda mais a prevenção e o tratamento de doenças típicas do inverno, a Libbs tem uma linha completa para os hábitos de limpeza e hidratação do Ciclo Diário da Saúde Nasal, com produtos para cuidados respiratórios e tratamento contínuo.

A linha oferece produtos para todas as idades da família, inclusive para crianças e bebês. O Salsep Jet Kids® é eficaz para uma limpeza mais profunda: com uma solução salina em jato contínuo, possui o bico fixo ao frasco, o que promove mais segurança para as crianças. O Salsep 360® foi desenvolvido especialmente para a limpeza nasal suave em recém-nascidos e crianças até 4 anos.  O produto tem uma válvula exclusiva que permite a aplicação em qualquer posição, inclusive invertida, e libera a quantidade adequada sem provocar sensação de afogamento no seu filho.

Além desses diferenciais, os produtos da Libbs são os únicos que oferecem etiqueta ou espaço nos rótulos e caixas para marcar o seu nome ou do seu filho. Esse cuidado é para que o uso fique individualizado e, assim, mais higiênico. Os cuidados para o nariz devem ser iguais ao hábito de escovar os dentes: cada um tem a sua escova e todo dia é dia!

Conheça outros produtos que não podem faltar na sua casa

Salsep® e Salsep 360®: indicado para a prevenção e combate de resfriados e gripes. Para uma limpeza mais suave, a solução salina em spray é ideal.

Salsep Jet® e Salsep Jet Kids®: o jato contínuo do produto faz uma lavagem profunda, arrastando e removendo os vírus, bactérias e impurezas do nariz. São os únicos no mercado com frasco anatômico e versão econômica de 200mL.

Maxidrate®: hidratante nasal em gel, indicado para hidratar o nariz quando houver sensação de ressecamento, muito comum quando estamos expostos ao ar condicionado. A composição em forma de gel mantém a mucosa hidratada por mais tempo.

Leia também:

7 cuidados com bebês no inverno para deixar seu filho longe das doenças respiratórias

10 doenças típicas no outono e inverno: conheça os principais sintomas

Tire suas dúvidas sobre doenças respiratórias e aprenda a forma certa de cuidar do nariz de toda família