Pé na grama! Pai cria perfil na rede social para incentivar contato de crianças com a natureza

Gustavo Mello, jornalista, e criador do @painoquintal no Instagram fala sobre as motivações para ensinar as famílias sobre a importância da troca com o meio ambiente

Resumo da Notícia

  • Gustavo Mello decidiu usar o Instagram para incentivar outros pais a estimularem o contato dos filhos com a natureza
  • A ideia surgiu da própria experiência com as crianças e a vontade de repassar os ensinamentos
  • No perfil @painoquintal, o jornalista compartilha vários momentos em família

“O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Mas não é necessário ter um superquintal, ou morar próximos a áreas verdes, o importante é aproveitar sempre as oportunidades de passeios, mudar o caminho para passar por uma rua arborizada, ou incentivar o cultivo de uma pequena horta, por exemplo”. É assim que o jornalista Gustavo Mello, de 36 anos, pai de Lucas Marcelo e Bella Rosa, defende que os mais novos precisam se relacionar com o ambiente, que extrapola as telas e o próprio quarto.

-Publicidade-
O contato com a natureza é fundamental para as crianças (Foto: Getty Images)

Ele, que sempre teve o desejo da paternidade muito intenso durante a vida, agora, com a realização dessa vontade, busca transmitir todos os ensinamentos que os filhos de 6 e 3 anos oferecem. Foi assim, dessa relação base entre pai e filhos que Gustavo resolveu criar um perfil no Instagram. “Além de ser um registro de momentos incríveis e divertidos ao lado dos meus filhos, o perfil é uma forma da família acompanhar o crescimento e as aventuras do Lucas e Bella”, justifica.

No início, o nome da página era @comprascompapai e surgiu de um gosto pessoal do jornalista em levar os filhos para ir ao mercado. “Eu resolvi criar o movimento #FazendoComprasComPapai para motivar os pais a carregarem suas crias durante essa tarefa do dia a dia”, explica. Ele conta que via poucos pais fazer isso, já que é uma atividade que costuma ficar destinada “para as já sobrecarregadas, mães”. Assim, tratava de assuntos como educação financeira e consumo consciente, além de desmistificar essa visão machista sobre os afazeres domésticos.

-Publicidade-

Novos ares

Ao se mudar de São Paulo para o Ceará, há três anos, ele resolveu mudar a abordagem do perfil e o transformou no @painoquintal. “Além de compartilhar nossas aventuras, o perfil tem o objetivo de incentivar o contato com a natureza. Mostrando que doses de meio ambiente são fundamentais, inclusive para compensar o estilo de vida infantil atual”, pontua. O pai também se diz orgulhoso ao perceber a relação dos filhos com o planeta e conta que esse é o melhor retorno que poderia ter: A Bella e o Lucas adoram ver e rever os próprios vídeos e fotos com os bichos e no meio da natureza, esse para mim é o maior feedback”.

Mesmo na pandemia, seu filho pode entrar em contato com a natureza plantando uma semente, por exemplo (Foto: iStock)

Mas além das crianças, o jornalista tem recebido vários comentários positivos sobre a página que enaltecem a iniciativa e trazem ainda mais motivação para seguir com as publicações. “Enquanto as crianças estiverem se divertindo e a gente puder compartilhar esses momentos ao ar livre, vamos continuar e incentivar mais famílias a aproveitarem com os pequenos o contato com a natureza”, garante.

Mais verde em casa

Considerando a situação atual em meio a pandemia do novo coronavírus, em que ainda é necessário manter o distanciamento social como medida de segurança, Gustavo sugere algumas atividades para adotar dentro de casa. “Se agora não dá para sair e aproveitar ambientes naturais, é possível levar a natureza para dentro de casa, plantando sementes de frutas consumidas pela família, ou assistindo desenhos que abordem o tema”, comenta.

Como nem todas as famílias têm um quintal ou acesso a alguma área verde nesse período, um simples vaso pode ser um grande passo para introduzir esse assunto com o seu filho e criar conexões. Afinal, no futuro, ele entrará em contato com a natureza e oferecer essa experiência em casa só tem vantagens. “Crianças que têm acesso a ambientes naturais têm seus sentidos ampliados, mais saúde física e mental, além da melhora  na aprendizagem e no desempenho escolar”, defende e finaliza: “É importante incentivar nossas crianças a ficarem mais do lado de fora do que do lado de dentro”.

-Publicidade-