Oi? Pesquisa afirma que peixes dourados são capazes de dirigir um automóvel

Cientistas fizeram uma pesquisa colocando um aquário em cima de um veículo robô, sendo capaz de dirigi-lo em terra

Resumo da Notícia

  • Uma pesquisa afirmou que peixes dourados são capazes de dirigir em terra
  • Cientistas fizeram a pesquisa com 6 peixes da mesma espécie
  • Foi colocado um aquário em cima de um veículo robô

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion desenvolveram um carro robótico que pode ser dirigido por peixes. O veículo utiliza uma tecnologia de sensores chamada LIDAR (Light Detection and Ranging), que usa luz laser para saber a localização terrestre do veículo e do peixe que está dentro de um aquário.

-Publicidade-

“Surpreendentemente, não demora para que o peixe aprenda como dirigir o veículo. Ficam confusos à primeira vista”, afirmou o cientista Schachar Givon, que está envolvido no projeto. “Não sabem o que está acontecendo, mas percebem rapidamente que há uma correlação entre seus movimentos e os movimentos da máquina em que estão dentro”, continuou.

Peixes dourados aprendem a dirigir
Peixes dourados aprendem a dirigir (Foto: Reprodução / YouTube / Estudio Diip)

Para realizar o projeto foi necessário um computador, motores elétricos, uma câmera e rodas omnidirecionais para que o peixe pudesse controlar o veículo.

“Havia peixes muito bons, que eram excelentes no que estavam fazendo, e havia peixes medíocres que mostraram controle do veículo, mas foram menos proficientes em dirigí-los”, contou o professor e neurocientista Ronen Segev.

Para realizar a pesquisa, foram usados 6 peixinhos-dourados, dentro de um aquário colocado em cima do veículo. Cada um deles receberam, pelo menos, 10 aulas de direção, e sempre que alcançavam um patamar estipulado pelos pesquisadores, eles recebiam comida de recompensa.

“Nós humanos pensamos em nós mesmos como muito especiais, e muitos pensam em peixes como primitivos, mas isso é incorreto”, continuou Ronen. “Há outras criaturas muito importantes e muito inteligentes”, finalizou. Assista ao vídeo abaixo.