Pernalonga faz 80 anos: veja 8 curiosidades sobre o personagem

O coelho que já alegrou diversas gerações faz aniversário nesta segunda, 27 de julho, e nós não poderíamos ficar de fora dessa comemoração!

Resumo da Notícia

  • Pernalonga faz 80 anos
  • Relembre momentos icônicos da história do personagem
  • Veja curiosidades sobre essa trajetória

“O que é, o que há velhinho?”. Nesta segunda, 27 de julho, o clássico personagem Pernalonga, comemora 80 anos! Ao longo desses anos de história, o coelho, criado por Tex Avery, já fez parte da vida de muitas crianças, encantando gerações que assistiam a Warner Bross. Em comemoração aos 80 anos, separamos algumas curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o personagem, confira:

-Publicidade-
8 curiosidades sobre o Pernalonga (Foto: Turner Press Room)

1 – Um pouco de história

Apesar do personagem ser fortemente associado ao desenho Looney Tunes, o Pernalonga não nasceu junto com o programa. A história do coelho, aliás, é tão antiga que alguns portais se divergem quanto o lançamento oficial. A primeira aparição do personagem foi em 27 de julho de 1940, no curta animado O Coelho Selvagem, ao lado de Hortelino. Foi quando ele demonstrou que, para estar no auge, é preciso ter uma astúcia afiada e um senso de humor ímpar!

2 – Cantor de ópera

Pernalonga provou que não agrada “apenas” crianças e encantou o público com orquestras ao redor do mundo por mais de 30 anos, como estrela do Pernalonga na Sinfonia.

-Publicidade-

3 – Felicidade até no nome

De acordo com entrevistas do dublador Mel Blanc, inicialmente, o Pernalonga chamaria “Happy Bunny” (coelho feliz, em português). O responsável pela troca foi Charlie Thorson, o animador de todos os desenhos do Looney Tunes. O nome foi trocado devido à uma brincadeira do animador com Ben Hardaway, o desenhista de Pernalonga. Como Ben tinha o apelido de Ben “Bugs” Hardaway, Charlie, ao pegar os desenhos do coelho para desenvolver a animação, escreveu atrás um deles “Bug’s Bunny” (o coelho de Bugs). Ao verem a identificação, os produtores acabaram gostando e mudando o nome do personagem de “Happy Bunny” para “Bugs Bunny”, que, na versão brasileira, se transformou em Pernalonga!

4 – Espécie

O Pernalonga é conhecido por ser um coelho. Algumas ações do personagem nas animações, no entanto, faz com que especialistas o classifique como lebre. A realidade é que a história do personagem caminha entre as duas espécies. O fato de ele morar em uma toca, por exemplo, o classifica como coelho. As longas orelhas, no entanto, faz com que ele se transforme em uma lebre.

Pernalonga faz 80 anos (Foto: Turner Press Room)

5 – Oscar

Você sabia que o Pernalonga tem uma estatueta? Pois é! O personagem, que já estrelou mais de 160 curtas durante a considerada “Era de Ouro” da animação já foi vencedor da maior premiação do cinema. O curta Cavaleiro Pernalonga ganhou um Oscar na categoria “melhor curta-metragem de animação”, em 1958.

6 – Importância nacional

Depois de aparecer em 1943 vestido como um fuzileiro americano no episódio Super-Rabbit, Pernalonga foi nomeado um Sargento Honorário da Marinha. Essa não foi a única vez que o governo dos Estados Unidos o homenageou! Em 1997, Pernalonga tornou-se o primeiro personagem de desenho animado a estampar um selo do sistema de correio dos EUA.

7 – Talentos múltiplos

Além da capacidade de espalhar boas gargalhadas por aí, Pernalonga tem muitos outros talentos, como: cantar ópera, jogar beisebol, tocar piano.

8 – Humor diferenciado

Quem nunca deu uma boa gargalhada com as história do Pernalonga? O personagem, aliás, modificou a forma de fazer humor na época! Em um período em que os desenhos animados eram caracterizados pelas histórias inofensivas, Pernalonga transformou o ambiente com a perspicácia e  artimanhas. Um ícone da cultura pop, suas histórias e aventuras continuam a encantar os fãs e cativar novos públicos até hoje. Pernalonga sempre supera e surpreende a todos, graças à sua autoconfiança e por estar sempre à frente nos jogos e piadas. Então, não deixe que isso te engane! Ele pode parecer inofensivo, mas nunca se sabe quando voltará a aprontar!

-Publicidade-