Perseverance: Nasa divulga imagens coloridas impressionantes de Marte tiradas na viagem espacial do robô

O robô está enviando de volta à Terra as primeiras imagens que obteve na chegada a solo marciano. As fotos em alta resolução de coloridas chegaram a emocionar os cientistas envolvidos na missão

Resumo da Notícia

  • O robô Perseverance, da agência espacial Nasa, aterrissou com sucesso em Marte depois de sete meses de viagem e quase 480 milhões de km percorridos
  • Agora, o robô está enviando de volta à Terra as primeiras imagens que obteve na chegada em solo marciano
  • As imagens, inéditas, coloridas e em alta resolução, impressionaram os cientistas
 

O robô Perseverance, da Nasa, a agência espacial americana, pousou em Marte na quinta, 18 de fevereiro. O acontecimento ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter e significa um avanço enorme para a tecnologia e engenharia espacial.

-Publicidade-

A sonda viajou 480 milhões de quilômetros, entrou em Marte a uma velocidade de quase 20 mil km/h e, depois de sete meses, fez um pouso bem-sucedido no Planeta Vermelho.

O veículo pousou em Jezero, uma cratera profunda perto do equador de Marte, e passará pelo menos dois anos explorando rochas ali. O objetivo é buscar possíveis evidências de vida passada no planeta, como indícios de compostos orgânicos, contendo carbono, e comunidades microbianas fossilizadas.

Agora, o Perseverance está enviando de volta à Terra as primeiras imagens que obteve na chegada a Marte. Uma das fotos mostra o veículo quase pousando no planeta vermelho. O registro foi capturado pelo foguete que ajudou o Perseverance a descer de maneira controlada em direção à superfície marciana.

A primeira imagem do Perseverance

Na quinta-feira, 18 de fevereiro, a Nasa compartilhou as primeira imagens do solo marciano enviada pelo Perseverance. “Olá, mundo. Meu primeiro olhar em minha casa para sempre”, disse a agência no Twitter. De baixa qualidade e em preto e branco, o registro mostra o terreno da cratera.

A primeira imagem de Marte fornecida pelo Perseverance chegou pouco depois do pouso (Foto: NASA/JPL-Caltech)

Logo depois, a Nasa divulgou novas fotos, dessa vez, com maior qualidade e coloridas. O robô tem 19 câmeras em seu corpo, e a nave que o conduziu na aterrissagem levava outras quatro. A Nasa disse que vai disponibilizar mais imagens nos próximos dias, além de vídeos curtos, filmados durante a sequência de entrada, descida e pouso, todos com som.

Adam Steltzer, engenheiro-chefe da Nasa responsável pela missão, disse que a foto da descida do Perseverance se tornaria uma imagem icônica na história da exploração espacial. “Você pode ver a poeira sendo levantada pelos motores. Provavelmente estava cerca de 2 metros acima da superfície de Marte. Dá para ver os fechos mecânicos que prendem o robô no estágio de descida: três linhas retas que levam ao convés superior. E depois o cordão umbilical que envia todos os sinais elétricos da descida para o computador dentro do robô”, disse.

Veja as fotos de Marte tiradas na viagem espacial do Perseverance:

Imagem estática de alta resolução do pouso de Perseverance: essa é uma imagem estática de alta resolução, parte de um vídeo feito por várias câmeras quando o rover Perseverance da NASA pousou em Marte (Foto: NASA/JPL-Caltech)

 

Uma das seis rodas a bordo do Perseverance, que pousou em 18 de fevereiro de 2021 (Foto: NASA/JPL-Caltech)

 

Primeira imagem colorida de alta resolução a ser enviada de volta pelas câmeras no rover Perseverance após o pouso (Foto: NASA/JPL-Caltech)

 

O estágio de descida do Perseverance da NASA pode ser visto. A imagem também mostra seu paraquedas se arrastando para trás. A elipse indica onde o Perseverance finalmente pousou na Cratera de Jezero. (Foto: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona)