Pesquisa defende que novo coronavírus pode ser transmitido pelo sêmen

A descoberta foi feita na China e, dos 38 homens testados, 6 apresentaram indícios do vírus. O resultado, no entanto, contradiz um estudo feito anteriormente

Resumo da Notícia

  • Pesquisa encontra novo coronavírus no sêmen de pacientes infectados
  • O resultado traz um alerta para o ramo científico: a covid-19 pode ou não ser transmitida sexualmente?
  • Veja contradições, resultados e como se prevenir
Pesquisa encontra coronavírus no esperma de homens na China (Foto: Getty Images)

Um pesquisa recente feita no Hospital Municipal de Shangqiu, na China, encontrou o novo coronavírus no sêmen de pacientes infectados. A descoberta foi publicada nesta quinta, 7 de maio, no periódico científico Jama e sugere que o vírus possa ser transmitido sexualmente.

-Publicidade-

A pesquisa, no entanto, contradiz outra que foi feita anteriormente. A descoberta publicada na revista Fertility & Sterility no fim de abril, também baseada em testes de esperma de pacientes chineses, não encontrou indícios do vírus no sêmen de um outro grupo de homens, que também haviam testado positivo para a covid-19.

Na nova análise, dos 38 homens testados, 6 apresentaram taxas do coronavírus no sêmen, o equivalente a uma taxa de quase 16%. “Mesmo que o vírus não possa se replicar no sistema reprodutor masculino, ele pode sobreviver, possivelmente por conta da imunidade privilegiada dos testículos”, escreveram os pesquisadores.

-Publicidade-

Ainda não se sabe, no entanto, se o vírus pode ou não ser transmitido sexualmente. Como existe essa possibilidade, os cientistas recomendam a abstinência sexual ou o uso de preservativos para evitar a transmissão do novo coronavírus. “Evitar o contato com a saliva e o sangue do paciente pode não ser suficiente, uma vez que a sobrevivência do Sars-CoV-2 no sêmen de um doente em recuperação mantém a probabilidade de infectar outras pessoas”, apontaram os cientistas.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

    -Publicidade-