Família

Pesquisa defende que pais com mais filhos dormem melhor

O estudo foi feito pela Amerisleep

Ingrid Campiteli

Ingrid Campiteli ,filha de Sandra e Paulo

 

Estudos feitos sobre o sono de crianças (Foto: Reprodução / Getty Images)

Como provavelmente todos os pais podem afirmar que após o nascimento dos filhos, o sono geralmente se torna uma coisa do passado, ou pelo menos, no começo dos anos. Mas, é claro que qualquer sacrifício vale a alegria, o amor e a risada que as crianças trazem para nossas vidas. No entanto, o sono é algo que não deve ser deixado de lado, pois é uma parte vital do nosso bem-estar.

Porém, recentemente, um estudo norte-americano chamado de Amerisleep revelou que há uma luz no fim do túnel sobre a privação de sono. Os estudos contam que os pais com mais filhos dormem melhor do que aquelas com menos filhos, a estatística mostra que há uma média de nove horas de sono daquelas que têm cinco filhos e, as mães de três com uma média de 8,8 horas por noite.

Bom, mas como isso se explica?

De acordo com os especialistas se deve ao fato de que pais de três filhos estão, pela primeira vez, sendo excedidos por um número alto de filhos, fazendo com que se tornem sobrecarregados e lutando para poder manter as rotinas eficazes para dormir. E, para aqueles que possuem cinco filhos têm mais experiências e já dominam a arte da rotina de sono que possa encaixar nas demandas das vidas ocupadas.

Mas, não é necessário tentar engravidar desesperadamente na esperança de que consiga boas horas de sono. Há vários passos que você pode dar para alcançar a incrível noite de sono.

1. Rotina é a chave

Sabemos que as programações de todos são diferentes, mas por exemplo, tentar mapear uma rotina com hora de jantar, definir horário de banho, tempo de atividades e experiências com os filhos, como ler um livro antes de dormir e entrar em uma rotina que seja o máximo possível regular.

2. Garantir que tenha um bom local de sono

Conferir que  tenha um ambiente de sono calmo, tranquilo e relaxante que sem dúvida os ajudará a mergulhar em um estado sereno de sono. As coisas que você pode fazer para ajudar nessa questão é procurar ter roupas de cama confortáveis e poucos ruídos.

3. Desconectado

Outro método para auxiliar nos padrões de sono melhore em crianças e adultos, é limitar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir. Ou melhor, tentar evitar usar eletrônicos meia hora antes de dormir. Isso ajudará a evitar a ter distrações desnecessárias durante a rotina de sono.

E lembre-se, pais descansados é tão importante quanto uma criança bem descansada.

Leia também:

Hora de dormir: 3 conselhos de um pediatra para melhorar o sono do seu filho

A importância de um ritual do sono para o bebê

Colocar os filhos para dormir cedo melhora diretamente sua saúde; entenda