Pesquisa mostra que 97% dos pais gostariam de ter mais tempo com os filhos

22% dos pais em 2019 já deixaram o mercado de trabalho para cuidar das crianças

 

-Publicidade-
(Foto: Reprodução / GettyImages)

Conciliar vida profissional e paternidade, muitas da vezes, pode contribuir em abrir mão de tempo de qualidade com a família. Uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 1,6 mil pais constatou que 97% gostariam de ser mais presentes e ter mais tempo com a família. Os momentos que mais fazem falta durante a rotina, destacam-se passeios em família (32%) e estar mais presente em momentos importantes (30%).

Segundo o levantamento, fazer parte na vida dos filhos de maneira mais ativa é ponto que muitos familiares relataram sentir falta. Participar de educação (20%) e brincar (14%) com eles também fazem falta durante a correria do dia a dia.

-Publicidade-

Ainda para Muli Cavellucci, diretor de Gente e Gestão da Catho, a mudança do papel do homem na educação dos filhos tem sido observada com mais intensidade nos últimos tempos. Abrir espaço para a discussão é extremamente relevante, pois contribui para a equidade na relação familiar e profissional do casal, uma vez que a atenção do filho será dividida igualmente.

“A pesquisa aponta que há um anseio dos pais de estarem mais próximo dos filhos e de serem verdadeiramente participativos na criação e educação deles. Essa presença é extremamente benéfica, tanto para o ambiente familiar, quanto para o profissional, uma vez que essa pessoa estará cada vez mais motivada”, afirmou Cavellucci.

Seguindo os números da pesquisa, 22% dos pais já deixaram o mercado de trabalho para cuidar dos filhos, o que reforça, mesmo que de forma tímida, a que homens estão cada vez mais dispostos em se dedicarem integralmente aos filhos.

Leia também:

Pesquisa mostra que 77% dos pais gostariam de estar mais envolvidos na amamentação

Estudo comprova que o sono dos pais só volta ao normal após 6 anos do nascimento do filho

Estudo comprova que sentimentos dos pais causam impacto na vida dos filhos

-Publicidade-