Família

Pesquisa mostra que mães com muitos filhos vivem mais

A explicação tem relação com o DNA das mulheres

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

Bryce Gruber tem 4 filhos e está grávida do quinto (Foto: reprodução / Facebook)

Sim, é exatamente o que você leu: mulheres com três, quatro ou mais filhos vivem mais. O Incrível.club analisou estudos que explicam como ser mãe de muitos filhos pode aumentar o tempo de vida da mulher.

Uma pesquisa feita pela Universidade Simon Fraser, no Canadá, provou que as mulheres com mais filhos entram em um processo de envelhecimento de células bem mais lento.

Luciano Huck com Angelica e os três filhos (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com o site Incrível, o professor de ciências da saúde Pablo Nepomnaschy e Cindy Barha, pesquisadora, fizeram um estudo sobre mulheres que vivem na Guatemala. Normalmente essas mães têm mais filhos e eles encontraram sinais celulares de longevidade em cada uma delas.

Explicando melhor, o envelhecimento das suas células acontece com o encurtamento de um elemento chamado telômero, é a ponta protetora que se encontra no final de cada cadeia de DNA e encurta seu tempo de vida. Segundo o professor Pablo, a equipe dele ficou bem surpresa quando descobriu que as mulheres com telômeros mais longos tinham mais filhos.

Os estudiosos defendem que esse fenômeno pode ter relação com o grande aumento de estrogênio no corpo da mulher. “O estrogênio funciona como um potente antioxidante que protege as células contra o encurtamento dos telômeros”, explica o professor.

Se você tem trigêmeos já pode ficar mais feliz (Foto: reprodução / Facebook)

Mas tem mais! O professor também acredita que o contexto social ajuda bastante. As mulheres de muitos filhos geralmente recebem mais ajuda de familiares e amigos próximos, isso afeta o estado físico e emocional de cada uma delas. “Maior apoio leva a um aumento na quantidade de energia metabólica que pode ajudar na manutenção dos tecidos e desacelera o processo de envelhecimento”.

Também de acordo com o site Incrível, uma pesquisa da Universidade Edith Cowan, em Perth, na Austrália, aponta que famílias com quatro filhos ou mais são mais felizes. Bronwyn Harman, cientista da Escola de Psicologia e Ciências Sociais, não tem dúvidas de que essa satisfação das famílias grandes se trata do apoio que recebem dos parentes. “As crianças nunca ficam sozinhas, elas sempre têm com quem brincar e por isso se tornam independentes”.

Poliana Abrita com os trigêmeos e o marido (Foto: reprodução / Instagram @polianaabritta)

Leia também:

Mãe de 3 filhos é a mais estressada de todas, afirma estudo

Mãe de 3, Ivete Sangalo conta como concilia carreira e filhos: “Precisei repensar a agenda”

Pais com 4 filhos ou mais são mais felizes, segundo estudo