Pesquisa mostra que vira-lata é ‘raça’ de cachorro favorita entre os brasileiros

A pesquisa foi feita pela DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, para descobrir as raças mais populares do nosso país

Resumo da Notícia

  • Uma pesquisa feita pela DogHero mostrou qual cachorro é o mais popular no Brasil
  • E chocando um total de zero pessoas o vencedor foi o vira-lata, ou cachorro sem raça definida
  • Liderando com 40% das menções, seguidos pelos shih-tzus com 12%, e o yorkshire terrier com 5%.

A DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, realizou uma pesquisa para descobrir qual raça era a mais popular no Brasil, e o resultado chocou um total de zero pessoal, o vencedor foi o vira–lata, ou cachorro sem raça definida. Liderando com folga, eles aparecem com 40% das menções, seguidos pelos shih-tzus (raça originária do Tibete), com 12%, e o yorkshire terrier (da Inglaterra), com 5%.

-Publicidade-

A pesquisa, comparada com o levantamento anterior, também mostrou algumas mudanças no top 10, com a chegada das raças spitz e dachshund. O censo da DogHero é realizado desde 2016 – e, em todos os anos, os vira-latas dominaram o ranking. Para chegar à lista final, a empresa analisa os pets cadastrados em sua plataforma em mais de 750 cidades espalhadas pelo Brasil.

Vira-lata é o cachorro mais popular do Brasil, segundo pesquisa
Vira-lata é o cachorro mais popular do Brasil, segundo pesquisa (Foto: Freepick)

Top 10

  1. Sem raça definida (SRD) – 40%
  2. Shih-tzu – 12%
  3. Yorkshire terrier – 5%
  4. Poodle – 4%
  5. Spitz alemão – 4%
  6. Lhasa apso – 3%
  7. Buldogue francês – 3%
  8. Pinscher – 3%
  9. Golden Retriever – 3%
  10. Dachshund – 2%

Constam quase 2 milhões de animais na base do censo, sendo que 350 mil (+17%) entraram no ano passado. Por pura curiosidade, o censo também descobriu os nomes mais populares entre os cães. Thor é o nome preferido para os machos, enquanto Mel para as fêmeas. Completam o ranking as combinações: Luke e Luna, Bob e Nina, Theo e Amora, Fred e Meg, Apolo e Lola, Billy e Maya, Zeus e Belinha, Chico e Bela, Max e Pandora.

Em 2019, a DogHero estreou o censo para gatos. No levantamento, a preferência pelos SRDs é ainda mais esmagadora: 98%! Completam a lista, em segundo e terceiro lugar, azul russo e gato de bengala, com 0,4% e 0,3%. Em seguida, estão: siamês (0,2%); snowshoe (0,2%); himalaio (0,1%); pelo curto inglês (0,1%); abissínio (0,1%); siberiano (0,1%) korat (0,08%). Na pesquisa de preferência por nomes, Simba e Luna são os campeões, seguidos de Tom e Nina, e Chico e Mia.