Pesquisadores brasileiros criam spray capaz de matar coronavírus e limpar máscaras por 48h

Cientistas da Universidade Estadual de Campinas batizaram a criação de “SprayCov”. Segundo eles, o material usado é o mesmo de funguncidas já usados na agricultura

Resumo da Notícia

  • Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram um spray capaz de matar o coronavírus e limpas as máscaras por até 48 horas
  • O SprayCov pode ser aplicado em tecidos de algodão e precisa de apenas um minuto para criar uma barreira de proteção contra o vírus.
  • O líquido é feito de sais de cobre

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram um spray capaz de matar o coronavírus e limpas as máscaras por até 48 horas. O produto, batizado de SprayCov, pode ser aplicado em tecidos de algodão e precisa de apenas um minuto para criar uma barreira de proteção contra o vírus. O líquido é feito de sais de cobre, material já muito usado por agricultores para contar o avanço de pragas.

-Publicidade-
A pesquisadora explicou o processo de criação (Foto: Getty Images)

O SprayCov pode ser perfeito para quem já está cansado de lavar as máscaras de tecido todo dia quando chega em casa. “Nossa fórmula não é um agente sanitizante como o álcool 70 ou o hipoclorito de sódio que usamos na limpeza, esse é um processo para tornar a máscara capaz de inativar o vírus”, explica a professora titular da Faculdade de Engenharia Química e fundadora do Laboratório de Engenharia e Química de Produtos (Lequip), da Unicamp, Marisa Masumi Beppu, em entrevista a UOL.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

-Publicidade-
O spray foi criado na Unicamp (Foto: Reprodução / Divulgação / Unicamp)

A interação entre os polímeros naturais já era tema de pesquisa dos cientistas mesmo antes dos primeiros casos de coronavírus no Brasil, mas ganhou ainda mais importância com a chegada da pandemia. Idealizado para equipamentos de proteção individual dos profissionais da saúde, logo os cientistas perceberam que o produto poderia ser usado também nas máscaras de tecido.

“Recentemente, tivemos a abordagem de empresas têxteis e também do setor público”, contou a professora da Unicamp. O custo da SprayCov vai ficar em torno de R$ 0,02 por aplicação, segundo os pesquisadores.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-