Pesquisadores criam célula artificial que impede o câncer de se espalhar

As células foram criadas a partir de plataformas de nanofibras, capazes de aprisionar as células cancerígenas

Resumo da Notícia

  • Cientistas criaram plataformas de nanofibra para impedir o câncer de se espalhar
  • Elas inibem a migração das células cancerígenas para outras partes do corpo
  • A descoberta logo será colocado em prática

Que notícia boa! Cientistas da Universidade de Fukui, no Japão, criaram uma plataforma de nanofibras, que impede o câncer de se espalhar pelo corpo. A pesquisa foi publicada na Revista Sciense Daily e na ACS Bio Mater, em setembro e outubro.

-Publicidade-

As fibras foram organizadas em uma espécie de célula artificial, configuradas de alta para baixa densidade, inibindo o movimento das células naturais. Foi realizado um teste com um tumor agressivo no cérebro. Elas aprisionam as células de câncer no local como estratégia terapêutica.

Cientístas criam meios para que o câncer não se espalhe
Cientístas criam meios para que o câncer não se espalhe (Foto: Reprodução / Só Notícia Boa)

“Nós fabricamos uma folha de nanofibras, na qual a densidade da fibra muda de uma ponta a outra gradualmente, usando uma técnica chamada ‘eletrofiação’, e realizamos um experimento de cultura de células tumorais cerebrais”, contou o coordenador do experimento, Dr. Satoshi Fujita.

Eles descobriram que as fibras mais densas formam aglomeração de células, tornando a migração mais lenta, através de um efeito da folha de nanofibras sobre elas. Especialmente quando relacionado ao glioblastoma, o tumor cerebral.

“O estudo demonstra a viabilidade de capturar células em migração usando nanofibras eletrofiadas que imitam o microambiente do cérebro,” afirmou o Dr. Fujita. Ele também ressaltou que a equipe de pesquisadores irão trabalhar para colocar a descoberta em prática.