Pesquisadores criam mini robô capaz de criar os próprios ossos

O material pode ser usado em procedimentos de cicatrização óssea no futuro

Resumo da Notícia

  • Pesquisadores da Suíça e do Japão criaram microrrobôs capaz de criar próprios ossos
  • O projeto foi divulgado na revista Advanced Materials, em dezembro
  • Ele possui uma estrutura com um gel de alginato

Cientistas das universidades de Linköping, na Suécia, e de Okayama, no Japão, desenvolveram um microrrobô capaz de desenvolver os próprios ossos. A criação poderá ser utilizada em procedimentos de cicatrização óssea no futuro. O projeto foi divulgado na revista Advanced Materials, em dezembro.

-Publicidade-

Os pesquisadores realizaram uma combinação de materiais que pode endurecer de forma muito parecida ao processo natural da região óssea no corpo humano, que pode ser aplicada com uma seringa fina ou diretamente no osso. “Quando inseridos, as máquinas poderão se desdobrar e criar seus próprios ossos rígidos”, disse Edwin Jager, cientista líder da pesquisa.

Cientistas criam mini robô capaz de criar os próprios ossos
Cientistas criam mini robô capaz de criar os próprios ossos (Foto: Reprodução / Olov Planthaber)

O microrrobô também possui uma estrutura com um gel de alginato, que está presente na parede celular das algas marinhas. Com isso, ele pode se dobrar em uma região específica. A invenção foi testada nas lacunas de ossos de galinha, mostrando que quando endurecida, um novo osso pode crescer com os outros.

“Ao controlar como o material gira, podemos fazer o microrobô se mover de maneiras diferentes e também afetar como o material se sai em ossos quebrados”, afirmou Edwin. “Podemos embutir esses movimentos na estrutura do material, tornando desnecessários programas complexos para controlar esses robôs”, acrescentou.