Pesquisadores descobrem 6 tipos de coronavírus que podem ter sintomas diferentes

O estudo, liderado por uma equipe da universidade britânica King’s College, avaliou os sintomas relatados por mais de 1600 pessoas que testaram positivo para Covid-19 e fizeram um levantamento de tipos diferentes da doença com níveis de gravidade diferentes

Resumo da Notícia

  • Pesquisadores britânicos identificaram 6 tipos de coronavírus
  • Cada tipo de coronavírus apresenta sintomas diferentes e o nível de gravidade da doença varia
  • Para mapear os sintomas e identificar os tipos de Covid-19, pesquisadores analisaram relatos de mais de 1600 pacientes no Reino Unido e Estados Unidos

Estudiosos do King’s College, uma universidade pública de Londres, identificaram que existem 6 tipos de coronavírus – cada um deles responsáveis por causar sintomas diferentes em quem contrair a doença, também conhecida por Covid-19.

-Publicidade-
Criança com suspeita de covid-19 encontra a melhor forma de alertar garis sobre contaminação (Foto: Getty Images)

De acordo com esses cientistas, a reação do corpo de cada pessoa infectada varia de acordo com a gravidade do vírus. Quanto mais sério, maiores são as chances desse indivíduo precisar de auxílio respiratório caso venha a ser internado.

Claire Steves, autora do estudo, explicou: “Ao descobrir isso, conseguimos monitorar melhor quem são as pessoas mais vulneráveis ao formato mais grave da Covid-19”. A pesquisa foi toda baseada em dados coletados por um aplicativo, chamado “COVID Sympston Study App”, no qual o usuário que fizer seu download pode colocar suas informações em relação ao que sente se contrair o coronavírus.

-Publicidade-

Para coletar dados suficientes para realizar a pesquisa, o grupo liderado por Claire Steves coletou informações de 1,6 mil usuários que testaram positivo para Covid-19 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Essas pessoas relatavam dentro do aplicativo regularmente sobre seus sintomas entre os meses de março e abril.

Tosse persistente, febre alta e perda de olfato são os sintomas mais conhecidos quando falamos de Covid-19 – mas, com esse estudo, conseguimos perceber outros tipos de manifestações da doença no corpo: enxaquecas, dores musculares, diarreia, perda de apetite e erupções cutâneas.

Veja abaixo os 6 “tipos” de coronavírus com seus sintomas respectivos, de acordo com a pesquisa de King’s College:

1: “gripe” sem febre

Os sintomas observados são enxaqueca, perda do olfato, dor muscular, tosse, dor de garganta, dor no peito e ausência de febre.

2: “gripe” com febre

Todos os sintomas do Tipo 1, incluindo a presença de febre e perda de apetite.

3: gastrointestinal

Possui sintomas como enxaqueca, perda de olfato e apetite, diarreia, dor de garganta e no peito e ausência de tosse.

4: grave nível um (fadiga)

Os sintomas apresentados são: enxaqueca, perda de olfato, tosse, febre, rouquidão, dor no peito e fadiga.

5: grave nível dois (confusão)

Apresenta sintomas como enxaqueca, perda de olfato e apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão mental e dor muscular.

6: grave nível 3 (abdominal e respiratório)

Estão presentes os sintomas de enxaqueca, perda de olfato e apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão mental, dor muscular, dificuldade respiratória, diarreia e dor abdominal.

-Publicidade-