Pioneira do setor espacial é convidada a viajar ao espaço com dono da Amazon após 60 anos de espera

Wally Funk foi aprovada no centro de treinamento da NASA em 1960, mas o grande sonho de embarcar em uma viagem só vai se realizar agora, com o voo da empresa de foguetes Blue Origin

Resumo da Notícia

  • Jeff Bezos escolhe mulher de 82 anos para viajar ao espaço
  • Wally Funk é pioneira do setor aeroespacial e o grande sonho sempre foi conhecer o espaço
  • Em vídeo, Wally mostrou a felicidade ao receber a notícia dada por Jeff Bezos que viajará com ele para o espaço

Jeff Bezos, fundador da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo, escolheu Wally Funk, de 82 anos, para fazer o primeiro voo tripulado da empresa de foguetes, no dia 20 de julho.

-Publicidade-
Jeff Bezos, dono da empresa de foguetes Blue Origin, convida Wally Funk para viajar ao espaço com ele (Foto: Reprodução/ Instagram/ @jeffbezos)

Wally, a pioneira do setor aeroespacial será a “convidada de honra” para inaugurar o voo da Blue Origin que terá como ponto de partida um deserto no Oeste do Texas. A idosa foi uma das mulheres aprovadas no treinamento de astronautas da NASA em 1960, mas não pôde chegar ao espaço por discriminação de sexo da época. Nos anos 60, os astronautas da empresa só eram homens.

Wally Funk foi a mulher mais nova a entrar para o Mercury 13: um grupo de mulheres selecionadas pela NASA para treinar ao lado de candidatos masculinos pelo cargo de astronautas da agência espacial. A jovem teve um desempenho melhor do que o dos homens do treinamento, mas mesmo assim ela foi impedida de decolar.

Ela é uma aviadora com mais de 19,6 mil horas de vôo e incontáveis aulas ministradas como instrutora, foi a primeira mulher inspetora da Administração Federal de Aviação dos EUA e a primeira investigadora de segurança aérea feminina do Conselho Nacional de Segurança do Transporte do país.

Wally se emociona com a notícia de que finalmente realizará seu sonho (Foto: Reprodução/ Instagram/ @jeffbezos)

O anúncio foi feito pelo próprio dono da empresa, que publicou um vídeo da cena em que ele conta a surpresa à aviadora. Ela logo o abraça e comemora a notícia. Quase 60 anos depois, Wally finalmente vai conseguir chegar ao espaço! Ela será a pessoa mais velha a visitar o lugar.

No vídeo, Wally comemora: “Não consigo expressar às pessoas o quão fantástica eu me sinto por ser escolhida pela Blue Origin para essa viagem”. Emocionado com a reação da idosa, Jeff comenta: “Chegou a hora. Bem-vinda à tripulação, Wally. Estamos empolgados em tê-la voando conosco em 20 de julho como nossa convidada de honra”.

A cápsula New Shepard, que levará os passageiros, se separará do propulsor e ultrapassará a linha que marca o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço, a cerca de 100 quilômetros de altura. A viagem terá 10 minutos de duração e 4 deles será no espaço, e os tripulantes poderão sentir a sensação de estar em gravidade zero.