Planeta Terra registra dia mais curto na história desde 1960: saiba quanto tempo durou

Segundo o Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra, o planeta fez sua rotação completa em 1,59 milissegundos a menos que as 24 horas usuais

Resumo da Notícia

  • Terra apresenta o dia mais curto dos últimos tempos e cientistas estudam motivos
  • Planeta realiza sua volta completa em 1,59 milissegundos a menos que as 24 horas
  • Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra cogitam possibilidade de um segundo ano bissexto

O dia 29 de junho foi marcado por um acontecimento que raro, que só acontece algumas vezes.

-Publicidade-

De acordo com o Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra, o planeta completou uma volta completa ao torno de seu eixo em menos de 24 horas, ou então, melhor especificando, 1,59 milissegundos a menos do que o que é considerado um dia completo.

Terra fez movimento de rotação com milissegundos a menos do que as usuais 24 horas (Foto: reprodução/Nasa)
Terra fez movimento de rotação com milissegundos a menos do que as usuais 24 horas (Foto: reprodução/Nasa)

A importância desse estudo está diretamente ligada ao funcionamento da tecnologia. A medição de tempo é essencial, por exemplo, para os receptores de GPS, já que, somente com os dados exatos, é possível que a ferramenta identifique as localizações.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Mas, por que isso está acontecendo? Os cientistas ainda estão estudando para descobrir qual a razão exata, mas eles já confirmam a possibilidade de um segundo ano bissexto no futuro caso seja preciso, subtraindo o número do relógio.

Fênomeno El Niño é apontado como um dos possíveis responsáveis por variação de tempo em que Terra faz rotação (Foto: reprodução/Nasa)
Fênomeno El Niño é apontado como um dos possíveis responsáveis por variação de tempo em que Terra faz rotação (Foto: reprodução/Nasa)

A NASA, agência espacial norte-americana, explica que na época dos dinossauros a Terra completava a rotação ao redor de si mesma em 23 horas e isso mudou conforme o tempo foi passando. Em 1820, por exemplo, a rotação passou a levar 24 horas.

Também foi considerada uma possibilidade para essas variações de tempo. O El Niño, que consiste em um fenômeno atmosférico-oceânico, que provoca um aquecimento anormal nas águas do Oceano Pacífico, influenciando no clima de várias regiões, pode diminuir um pouco a rotação da Terra devido ao fato de trazer ventos mais fortes.