Publicado em 11/12/2020, às 10h50 - Atualizado às 10h59 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Nesta sexta-feira, 11 de dezembro, durante uma coletiva de imprensa no início da tarde, o estado de São Paulo irá aplicar como medida de segurança o aumento do horário funcionamento do comércio para às 22h, desde que funcione no máximo por 12 horas e tenha capacidade de 40% de clientes, para evitar aglomerações.
Segundo o Coordenador Executivo de Contingência, João Gabbardo, bares e eventos noturnos são mais propícios para a transmissão do coronavírus, então como medida de contingência, os estabelecimentos deverão ser fechados às 20h. “A fiscalização sanitária com certeza irá estar intensificada a partir de amanhã, porque nós estamos vendo um deslocamento grande da população. 60% das pessoas contaminadas são assintomáticas”, reforça Cristina Megid, Diretora Técnica da Secretaria de Estado da Saúde.
Já para restaurantes, deverá ser seguido o número máximo de até seis pessoas por mesa, serviço exclusivamente sentado, bebidas alcoólicas sendo vendidas até as 20h e o fechamento do local às 22h. Para as lojas de conveniência, deverá ser respeitado a capacidade de 40%. As novas regras passam a valer a partir de amanhã, 12 de dezembro e terão duração de 30 dias prorrogáveis.
Patrícia Ellen, Secretária do Desenvolvimento Econômico, comenta que: “O Plano São Paulo é um plano de gestão e convivência com a pandemia. Nós temos gatilhos para aumentar as medidas restritivas. Na última classificação, todo o estado está em fase amarelae nós temos acompanhado as regiões, apresentando naquela data, 62 municípios que já tinham indicadores da fase laranja ou vermelha. Então, nós estamos trabalhando em três frentes: a primeira, em classificação ao Plano São Paulo, as medidas adicionais da fase amarela, para termos um maior controle da pandemia e evitar classificações mais duras, mas se não for suficiente, teremos sim a classificação mais restritiva. É muito importante que esses protocolos sejam seguidos, mas estaremos preparados se for necessário”.
Na área da saúde, serão garantidos o funcionamento de outros 2 mil leitos de UTI adulto. A partir de uma mudança no perfil da faixa etária da demanda por leitos de UTI, foi visto que de março a novembro, a maior procura era a de pessoas de 55 a 75 anos, já nas últimas semanas, a faixa etária é reduzida para 30 a 50 anos. De acordo com os dados apresentados durante a coletiva de imprensa, os casos de contaminaçãoprevalecem entre 20 e 39 anos, por ser um público que maior transita.
“Nessas últimas semanas percebemos que a população mais jovem está se expondo mais e, em consequência disso, está transmitindo entre si o vírus e, depois, acabam passando a doença para os mais idosos em casa, o que gera uma pressão sobre o sistema de saúde”, explica o Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Para o fim de ano, Patrícia Ellen comenta que o uso das praias depende das medidas tomadas pelos prefeitos de cada cidade, mas que a restrição de funcionamento de bares, restaurantes e comércios devem ser seguidas.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Criança
Menino de 2 anos se apaixona por animal peculiar e vídeo faz sucesso nas redes sociais