Família

Plataforma lança curso gratuito para desenvolver meninas como líderes no combate à crise climática

A plataforma Força Meninas foi criada em 2016 - Divulgação
Divulgação

Publicado em 03/06/2022, às 07h37 por Redação Pais&Filhos


No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a plataforma de conhecimento Força Meninas lança uma iniciativa que coloca meninas como agentes de transformação no combate à crise climática sob a perspectiva dos marcadores de gênero. O curso ‘O Futuro É Agora’ se destina a meninas de 13 a 17 anos e tem patrocínio da ERM Consultoria em Sustentabilidade.

Força Meninas é uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras. Com esse propósito, fomenta a transformação na vida das meninasbrasileiras, apoiando a construção de novos horizontes para elas. Desde sua criação em 2016 já são mais de 45 mil meninas sensibilizadas em 12 estados e 22 cidades no país.

Ministrado por Amanda Costa e Sabrina Cabral, o curso acontece de forma remota e assíncrona, com cinco horas de conteúdo inédito idealizado por elas. Além de atividades, as participantes também terão contato, através de entrevistas, com outras jovens lideranças do país.

A plataforma Força Meninas foi criada em 2016
A plataforma Força Meninas foi criada em 2016 (Foto: Divulgação)

Sabrina, que lidera o curso, é uma das jovens transformadoras que foram impactadas pela Força Meninas, como ganhadora do prêmio Juntas Somos a Força de 2020. Hoje é líder socioambiental e criadora do Ruma, um projeto que busca o desenvolvimento de lideranças nordestinas sobre assuntos voltados à cidadania e sustentabilidade. Amanda é fundadora do coletivo Perifa Sustentável, embaixadora da ONU e destaque na Forbes Under 30.

“A partir do olhar da desigualdade em relação à crise climática, criamos este curso que conecta jovens como potências transformadoras compartilhando suas realidades e histórias. O conteúdo foi elaborado por muitas mãos e o resultado é uma conversa disruptiva e repleta de aprendizados. Nós acreditamos que a inclusão de meninas para propor novas soluções e perspectivas é o caminho para um mundo mais sustentável,” comenta Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas.

As convidadas são: Anna Luísa Beserra, fundadora do Safe Drinking Water For All, um sistema de filtragem de água coletada a partir de cisternas; Beatriz Diniz, ativista, artista e representante brasileira de políticas públicas para minorias; Ellen Monielle, criadora de conteúdos didáticos sobre veganismo e movimentos ambientais em suas redes sociais; Hamangai Pataxó, líder indígena engajada em sustentabilidade e mudanças climáticas; e por fim, Maria Isabele Farias, estudante de história conhecida por compartilhar conteúdos sobre história e política de forma acessível na internet.

As inscrições para a primeira turma do curso O Futuro É Agora devem ser feitas de 5 a 20 de junho no site da Força Meninas.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”