Publicado em 28/06/2022, às 08h38 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
A tatuagem é uma das formas mais marcantes (literalmente) de fazer uma homenagem para alguém especial. Seja para um amigo querido ou membros da sua família, escolher uma maneira de representar na sua própria pele o amor que você sente por alguém é sempre incrível e uma forma enorme de demonstrar carinho.
Apesar de ser uma manifestação de afeto por outra pessoa, é preciso ficar de olho em diversos pontos caso você deseje fazer uma tatuagem, principalmente se você está grávida ou amamentando o seu filho. Segundo o ginecologista e obstetra Igor Padovesi, pai de Beatriz, Guilherme e Cecília e colunista da Pais&Filhos, a liberação ou não da realização de tattoos nesse público é algo controverso e não existe uma indicação formalizada. Apesar disso, é sempre importante conversar com o seu médico para seguir a orientação dele.
A Dra. Priscila Silva Barros Cartaxo, dermatologista do Hospital Vila da Serra e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que evita permitir que grávidas e lactantes realizem tatuagens. “Tudo o que envolve agulha possui um risco de contaminação de bactérias e vírus para a mãe e bebê. Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é que a tatuagem possui pigmento, e vários deles são feitos a base de metal. Eles podem estimular e desencadear uma dermatite de contato alérgica na mãe. Como gestantes possuem uma limitação de medicamentos, principalmente antialérgicos, que podem ser usados, nós proscrevemos o contato do pigmento com a pele”.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o recomendado é não fazer tatuagens na região da mama ou do mamilo durante o período de amamentação para que a mulher não corra o risco de sofrer com inflamações no local e obstruções nos ductos mamários, levando ao empedramento do leite e, posteriormente, uma mastite. Ainda segundo a instituição, como não há evidências científicas especificando o que deve ou não ser feito, as opiniões dos especialistas convergem para que a lactante evite se tatuar durante esse momento.
Após passar pelo período de amamentação, a mulher está liberada para fazer tatuagens. Amamentar é um ato que vai além de proporcionar saúde e bem-estar para o bebê: ele ajuda a construir o vínculo entre mãe e filho. Não dá para romantizar e acreditar que dar de mamar é algo que acontece de maneira instintiva. É preciso estudo, dedicação, ajuda da rede de apoio e, por vezes, de uma especialista no assunto para garantir que o momento seja prazeroso para todos os envolvidos.
Também é preciso deixar a culpa de lado: nem sempre será possível amamentar. E nem sempre a mãe vai gostar do momento da amamentação como é dito para ela o tempo todo. E tudo bem! Vai na sua e confie no seu médico. Vocês dois saberão o que é melhor para o seu filho.
Mesmo se sua experiência não for das melhores e você quiser deixar registrado na pele essa fase tão marcante da sua vida, vai fundo! O importante é fazer sentido para você. Se esse já era um plano desde que seu filho nasceu, aqui nesta matéria te mostramos também algumas inspirações de tatuagens homenageando a amamentação. Dá uma olhada:
Aqui, os dois exemplos de tatuagem que homenageiam o momento da amamentação seguem uma linha mais minimalista e delicada. Os traços finos deixam o desenho bastante sofisticado e discreto, então não chamam muita atenção mesmo estando em uma parte mais aparente do corpo. Os elementos naturais, como as flores e ramos de folhas, deixam o registro na pele ainda mais sensível.
Se você faz parte do time que gosta de tatuagens com desenhos maiores e mais elementos, essas duas inspirações são perfeitas. A primeira traz, juntamente da amamentação e das flores e ramos de folhas, a filha mais velha daquela mãe. Já a segunda possui componentes visuais que remetem ao espaço.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Luto
Influenciadora digital morre aos 19 anos por conta de transplante no fígado
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Criança
Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”