Família

Práticos e saudáveis: Alimentos que devem entrar no cardápio de verão

Época de calor pede mais hidratação e leveza

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

comidas-verao-1

(Foto: Shutterstock)

Verão combina com férias, viagens, praia, passeios e muita brincadeira ao ar livre. Oba! Mas, mesmo com tanta diversão, não dá para esquecer de cuidar de cuidar da saúde, com muito protetor solar, claro, e alimentação saudável.

Existem alimentos, aliás, que devem ser ainda mais consumidos na época mais quente do ano, seja porque ajudam a repor hidratação que perdemos com o suor ou por serem de leve digestão. Conversamos com Renata Buzzini, nutricionista clínica, diretora da Cardapioterapia e mãe de Carlos Eduardo, que deu dicas de como incluir esse alimentos no cardápio da família inteira.

 – Castanhas

Além de saudáveis, as oleaginosas são ricas em ômega 3, que auxilia no processo de hidratação da pele de dentro para fora. “São bons snacks para lutar contra o ressecamento da pele e do cabelo”, explica  a nutricionista.

– Frutas

As mais saudáveis para o verão que contém betacaroteno e licopeno, substâncias que ajudam na proteção da pele do sol. Cenoura, abóbora, tomate cereja, mamão, melancia e goiaba são ótimas opções. A ideia da especialista aqui é cortar a melancia em triângulos e espetar em um palito de sorvete. Fica divertido e fácil de levar para comer fora de casa.

Ainda na questão praticidade, a abóbora também pode entrar. Renata ensina a fazer assada junto com as sementes mesmo. Fica um salgadinho saudável e delicioso! As frutas desidratadas também são indicadas pela facilidade de comer e ainda são docinhas. As crianças adoram!

As frutas também podem virar cremes, que substituem o açaí. A receita da Renata Buzzini é descascar e bater separadamente no liquidificador meia manga e uma goiaba e intercalar os sabores em potinhos menores para servir.

– Sucos

Os sucos naturais matam a sede e ajudam a manter o organismo hidratado. A nutricionista alerta apenas para escolher frutas unitárias quando for consumir a bebida fora de casa. Limão, maracujá e laranja, por exemplo, são frutas que rendem apenas uma porção. É a garantia de que o alimento não ficou passado ou armazenado em condições inadequadas. Água mineral e água de coco também devem estar na rotina do verão.

 – Carnes magras

As carnes gordurosas são de difícil digestão, aumentando o cansaço e o risco de intoxicação. No calor, é melhor escolher as carnes magras. “Também pode aproveitar os peixes e frutos do mar de boa procedência”, lembra a nutricionista.

– Salgadinhos e biscoitos integrais

Os industrializados (com moderação, claro) também podem entrar no cardápio de verão. Deve-se optar, no entanto, pelas versões integrais e assadas com ingredientes nutritivos, como chia e linhaça. A nutricionista lembra que existem boas opções no mercado.

Leia também: 

13 alimentos proibidos para crianças de até dois anos

Como alimentar seu filho em cada fase da infância

Como aumentar a imunidade com 20 alimentos

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não