Publicado em 06/12/2021, às 08h12 - Atualizado às 09h47 por Hanna Rahal, filha de Lydiana
Educar uma criança é um processo árduo para os pais. Em meio a diversas questões e novidades, por muitas vezes é difícil distinguir o certo, do errado. Claro, que com o tempo, definir algumas posturas com seu filho fica mais fácil. Mas, quais dificuldades comuns os pais têm com filhos pequenos?
Estabelecer uma comunicação adequada, repreender, ajudar no processo de desenvolvimento e aprendizado. Tudo isso é novo, então é importante entender as melhores formas de lidar com a criança. Em cada fase da vida, seu filho vai absorver um tipo de informação. Para te ajudar nessa missão, existem escolas, como a Fadelito, que visam agregar à aprendizagem do seu filho com diversos estímulos e uma educação socioafetiva – mas ainda assim, a relação com os pais influencia e pode ajudar nesse processo.
É normal, as habilidades maternas e paternas se iniciam durante a gravideze são aprimoradas durante o convívio com a criança. Então está tudo bem não saber o que fazer (por muitas vezes!). Não existe receita, cada família tem sua maneira de criar o filho e de prepará-lo para o mundo.
Contudo, existem dificuldades comuns, como impor limites por exemplo. Até que ponto seu filho pode fazer as próprias vontades? Educar positivamente está longe de ser fácil, então às vezes é preciso saber dizer “não”. Ser permissivo demais com a criança pode prejudicá-la.
Em certa idade, as crianças começam a desafiar a família e buscar o ponto que não podem ultrapassar. Nesse momento, elas precisam de limites claros. Proibições e formas de condutas são muito importantes para o desenvolvimento. Sem isso, elas podem ter inseguranças graves ao longo da vida, além de não saberem se posicionar.
Fazer tudo pelo filho, provavelmente é o principal desejo dos pais. Mas, tenha atenção! Existem tarefas que a criança já pode realizar sozinha, existem limites que precisam ser respeitados e seu filho precisa entender. Ser superprotetor é prejudicial ao desenvolvimento social.
Normalmente essas crianças crescem mandonas e se sentem no centro do mundo. Por esse motivo, não conseguem se adaptar na escola, sentem-se inseguros e desmotivados toda vez que as coisas não acontecem como desejam. Para lidar com isso, além do não e de muita paciência, ter uma comunicação clara é fundamental.
Seja com o uso de palavras, imagens, linguagem corporal ou o tom de voz adequado, é preciso fortalecer uma ponte de empatia e conexão com seu filho. Para isso, use palavras amáveis e gentis; seja atencioso, paciente, amoroso e respeitoso.
A criança é cheia de direitos, mas têm alguns deveres. Quando os pais têm o controle da situação, eles formam uma pessoa melhor e que consegue se desenvolver em várias áreas da vida, inclusive na escola.
Existe uma frase que diz que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Por isso, ter uma rede de apoio é primordial para que a educação do seu filho seja mais rica e construtiva – além de evitar que os cuidados com a criança sejam centralizados apenas na figura da mãe e do pai.
A interação com outros adultos e crianças é uma das coisas mais importantes para a educação do seu filho. Por isso, quanto mais gente para cuidar, amar e trocar experiências, melhor! Afinal, uma rede de apoio sólida e com pessoas diferentes faz com que a criação se torne uma experiência rica para todos.
Assim, a criança entra em contato com diversas perspectivas de mundo e constrói o próprio senso crítico. Além disso, quanto mais a família estiver próxima, mais acolhimento, amor, amparo e cuidado seu filho terá.
Além disso, existem outras maneiras de estimular esse desenvolvimento. Os pais e profissionais da educação, podem estimular as crianças e influenciar diretamente nas habilidades futuras de raciocínio, na forma de se relacionar socialmente e adaptação aos novos ambientes.
Pensando nisso, a Fadelito, escola que proporciona o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, em parceria com uma equipe técnica composta por pedagogas, pediatras e fisioterapeutas especialistas em desenvolvimento infantil, criou o Projeto Baby Learning.
A ideia é ajudar os pais na missão de estimular os bebês. Levar o filho à escola significa ter um ambiente acolhedor, com uma equipe especializada e atenciosa para proporcionar além do desenvolvimento da criança, ajuda na construção de laços de amizade, que neste processo, são tão essenciais.
“Nossa filosofia está fundamentada no conhecimento de si e do outro, e no preparo para a vida, para construção de identidade e pertencimento da criança em relação ao mundo. Valores como o respeito ao próximo, solidariedade e empatia são práticas presentes em nosso dia a dia”, explica Juliana Fadel, Diretora Geral Pedagógica da Fadelito.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil